CORPO, MÍDIA E STATUS SOCIAL: reflexões sobre os padrões de beleza

Autores

  • Gisele Flor

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v10i23.22317

Palavras-chave:

Beleza, Revistas femininas, Mídia e influência

Resumo

Este artigo busca avaliar como as revistas femininas têm explorado o padrão de boa forma e beleza em seus conteúdos, relacionando-os ao status social. Propõe-se, a partir da análise da revista feminina Claudia, identificar separadamente os conteúdos relativos à beleza e os relativos à boa forma, verificar quantos deles relacionam beleza e/ou boa forma ao status social, e ainda analisar como o padrão de boa forma e beleza é construído por esse veículo de comunicação. Para a realização da pesquisa utiliza-se a análise de conteúdo, sendo o universo o conteúdo da revista dos meses de julho a novembro de 2009. A amostra são os conteúdos da editoria Beleza e Saúde, que foram divididas em duas categorias: boa forma e beleza, utilizando-se, deste modo, a análise categorial temática. A interpretação dos dados mostrou que dos 29 conteúdos analisados, 28 relacionam beleza e boa forma com status social, na medida em que induzem ao uso de técnicas e produtos de preços elevados para a obtenção de um corpo magro, bonito e saudável. Pode-se deduzir ainda que o padrão de beleza construído pela publicação está associando a magreza com saúde e status social.

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Publicado

2009-11-13

Como Citar

Flor, G. (2009). CORPO, MÍDIA E STATUS SOCIAL: reflexões sobre os padrões de beleza. Revista De Estudos Da Comunicação, 10(23). https://doi.org/10.7213/rec.v10i23.22317

Edição

Seção

Artigos