Editorial
DOI:
https://doi.org/10.7213/reb.v27i58.21908Resumen
É com grande prazer que apresentamos aos nossos leitores o número 58 da Revista Estudos de Biologia em sua nova fase. O resultado que se pretende é o de se ter uma publicação que contemple tanto o campo da difusão como o da divulgação científica, além de opinar nos cenários das grandes questões culturais do país, identificando tendências e abordando temas próprios do conhecimento e da dinâmica de suas transformações culturais, científicas e tecnológicas. Neste aspecto, nossa Revista vem contribuindo para o debate dos grandes temas científicos da atualidade, procurando atrair a atenção das novas gerações de pesquisadores e professores para uma reflexão sistemática e continuada. Dentro destes conceitos e por se propor a tratar em profundidade temas e tendências no âmbito da ciência & tecnologia (sem esquecer a cultura), é que este número envolve a Microbiologia, cujo interesse em ampliar um melhor entendimento sobre a patogênese, a epidemiologia, a genética e a evolução das infecções tem conduzido ao desenvolvimento de inúmeras pesquisas. Uma revisão minuciosa examina, analisa e encontra um enfoque original nas conclusões que apontam para uma somatória crescente de informações sobre a dinâmica dos organismos infecciosos em populações humanas. Considera, ainda, o complexo relacionamento entre comensalismo e infecção, seus mecanismos genéticos e evolucionários, corroborando para a identificação e monitoramento da origem e emergência de linhagens resistentes a diversos fatores. Outro assunto abordado, e não menos importante, é sobre a própolis, produto secretado por abelhas, que vem sendo utilizado na medicina popular por se acreditar que ela possui diversas propriedades farmacológicas, entre as quais se destacam seus efeitos bactericida, antimicótico, antiinflamatório, adstringente, além de possíveis atividades anestésicas e citostáticas. Finalmente, como parte da reestruturação de nossa Revista, já no próximo número estaremos utilizando o Estilo Vancouver como norma para a submissão de trabalhos. Detalhes sobre este estilo poderão ser consultados nos sites: www.icmje.org e www.library.uq.edu.au/training/ citation/vancouv.pdf. Estes nossos esforços para a modernização de nosso Periódico caminham para a sua internacionalização. Assim sendo, desejamos a todos boa leitura!Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2005-11-24
Cómo citar
Pereira, L. F. (2005). Editorial. Estudos De Biologia, 27(58). https://doi.org/10.7213/reb.v27i58.21908
Número
Sección
Editorial
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.