Avaliação dos resíduos líquidos em um sistema de abate de bovinos
DOI:
https://doi.org/10.7213/reb.v31i73/75.22847Keywords:
Biodigestão anaeróbia, Resíduo, Abatedouro de bovinosAbstract
O Brasil apresenta grandes potencialidades na produção de alimentos, porém, as formas empregadaspara atendimento desta demanda têm levado ao aumento da geração de resíduos, fato que justifi ca oestudo de práticas de reciclagem, como a biodigestão anaeróbia desses materiais, pois, além da agregaçãode valor devido à transformação de resíduos potencialmente poluidores em adubo orgânico e geraçãode energia (biogás), ainda contribui para um saneamento efi caz. No desenvolvimento deste trabalhofoi realizada a caracterização dos resíduos líquidos produzidos no sistema de abate de bovinos. Foramrealizadas as coletas e análises de amostras compostas em oito pontos do processo de tratamento deresíduos do abatedouro: antes do fl otador, depois do fl otador, antes da peneira, depois da peneira, efl uentedo biodigestor 1, efl uente do biodigestor 2, afl uente das lagoas de polimento e efl uentes das lagoas depolimento. Foram avaliados os teores de sólidos totais (ST) e de sólidos voláteis (SV), pH, demandaquímica de oxigênio (DQO), demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e quantifi cação dos teores dosN, P, K, Ca, Mg, Co, Fe, Cu, Zn, Mn, Na e Ni. No afl uente e efl uente das lagoas de polimento foramanalisados, ovos viáveis de helmintos, Salmonella sp. e coliformes totais e fecais. A biodigestão anaeróbiapoderia ter apresentado resultados mais satisfatórios, o que não ocorreu em virtude dos biodigestoresestarem em fase de partida. Não houve ocorrência de ovos viáveis de helmintos e de Salmonella sp. As amostras analisadas e os valores de coliformes totais e fecais apresentaram-se abaixo do permitido pelaresolução CONAMA 357/05.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-11-27
How to Cite
Morales, M. M., Xavier, C. A. N., Silva, A. de A., & Lucas Junior, J. de. (2009). Avaliação dos resíduos líquidos em um sistema de abate de bovinos. Revista Estudos De Biologia, 31(73/75). https://doi.org/10.7213/reb.v31i73/75.22847
Issue
Section
Fluxo Contínuo
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.