EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DO PENSAMENTO SISTÊMICO

Autores

  • Sandra Carla Mariotto
  • Márcio Coraiola PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/cienciaanimal.v7i2.9933

Palavras-chave:

Educação ambiental, Concepção sistêmica, Ecologia profunda

Resumo

A situação planetária atual nos mostra uma crise ambiental, não apenas no aspecto físico, mas também na questão de valores e comportamentos. É premente a práxis da Educação Ambiental no âmbito formal e não formal, através de planejamentos e desenvolvimentos de projetos que levem a ações efetivas e transformadoras. Multiplicam-se órgãos, teorias e projetos, mas a grande maioria das ações previstas não se efetiva localmente, onde realmente deve acontecer a transformação, pois infelizmente a percepção cartesiana está enraizada na sociedade, e a compartimentação do conhecimento ocasiona o rompimento de um processo de Educação Ambiental efetivo. O novo paradigma oriundo do pensamento sistêmico, o da totalidade, propõe uma nova forma de ver o mundo, evidenciando a busca de toda e qualquer alternativa que efetive a transformação, sensibilizando para a corresponsabilidade, num processo de resposta urgente ao apelo do Planeta.

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Publicado

15-04-2009

Como Citar

1.
Mariotto SC, Coraiola M. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DO PENSAMENTO SISTÊMICO. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 15º de abril de 2009 [citado 4º de novembro de 2024];7(2):237-43. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/9933

Edição

Seção

Temas contemporâneos

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