Cirurgia de correção de eventração com encarceramento de alça intestinal e mesentério em ovino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/acad.2025.23204

Resumo

A eventração é uma condição definida como a ruptura traumática da parede abdominal, permitindo que vísceras se projetem de uma cavidade para outra através de um ponto anatômico relativamente fraco. Nesse contexto, este relato visa descrever um caso específico de eventração traumática, envolvendo o intestino e o mesentério na região ventro-lateral do antímero direito do abdômen de uma ovelha. O aumento de volume não era redutível e apresentava consistência flácida. Logo, foi realizada ultrassonografia, sendo identificada a ruptura da musculatura com presença de alça intestinal. Com isso, o animal foi submetido à laparotomia exploratória pelo flanco direito, identificando aderência de alça intestinal e mesentério, a qual foi removida por tracionamento manual e devolvido à cavidade abdominal. Para a síntese da parede abdominal, utilizou-se fio polipropileno 2.0 e padrão de sutura Sultan, seguida de um reforço do tipo Reverdin com fio categut 2.0. A redução de espaço morto foi feita com fio categute 2.0, padrão Cushing e a dermorrafia com fio náilon 2.0, padrão Wolff. No pós-operatório, foram utilizados flunixin meglumine na dose de 1,1 mg/kg/IV e penicilina 22.000 UI/kg/IM, por quatro dias. O animal apresentou boa resposta pós-operatória, recebendo alta clínica após cinco dias de hospitalização. Portanto, a conduta terapêutica adotada proporcionou à paciente, adequada recuperação pós-cirúrgica. Entretanto, existe a possibilidade de recidiva a longo prazo.

Downloads

Biografia do Autor

Pedro Ferreira de Sousa Junior, Médico Veterinário autônomo

Formado em Técnico em Agropecuária pelo Colégio Técnico de Floriano 2014-2016. Médico Veterinário, formado pela Universidade Federal Do Piauí (CPCE), com ênfase na área de clínica e cirurgia.

Kenney de Paiva Porfírio , Universidade Federal do Piauí (UFPI)/Docente do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária

Possui formação acadêmica em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), e pós graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciência Animal pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Animal - UFPI. Atualmente é Professor Adjunto, Nível 1, Classe A, na área de Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais e Obstetrícia da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas - CPCE, exercendo Chefia do Setor de Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais do Hospital Veterinário Universitário (HVU). Participa do grupo de pesquisa Sanidade e Reprodução Animal onde atua principalmente nas áreas de Reprodução e Clínica e Cirurgia de Grandes Animais. Apresenta experiência com metodologia ativa e sala de aula invertida, bem como utilização de tecnologias para ensino remoto.

Marcilene dos Santos Leal, Universidade Federal do Piauí (UFPI)/Discente do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária

Atualmente é Discente do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), secretária do projeto extensão "Grupo de Estudos em Medicina de Felídeos (GEMFEL - UFPI/CPCE)", integrante do projeto de extensão "Bem-estar animal, guarda responsável e zoonoses: educação e ação nas escolas de Bom Jesus, Piauí" e do Programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV) intitulado "Frequência de hemoparasitos em cães abrigados em uma Organização de Proteção Animal na cidade Bom Jesus - PI".

Wagner Costa Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)/Docente do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Piauí (2005), Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande (2010) e Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí (2012). Professor Adjunto IV. Experiência na área de Medicina Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: Clínica Médica e Clínica Cirúrgica Veterinária. Atualmente Coordenador de Estágio do Curso de Medicina Veterinária da UFPI/CPCE.

Gliére Silmara Leite Soares, Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI)/Técnica Médica Veterinária no Departamento de Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG); Residência Médica Veterinária na área de Clínica e Cirurgia de Grandes Animais pela UFCG; Mestrado em Sanidade e Reprodução de Ruminantes pela UFRPE/UAG, com foco na área de concentração de sanidade de ruminantes; Doutorado em Ciência Veterinária pela CBG/UFRPE na área de concentração de Clínica e Cirurgia Animal e na linha de pesquisa de Avaliação e Reparação Clínico-Cirúrgica das Afecções Animais, com ênfase na epidemiologia clínica. Atuou como professora das disciplinas Anatomia Descritiva e Topográfica dos Animais Domésticos e Epidemiologia e Planejamento em Saúde Animal no curso de Medicina Veterinária da UFAPE. Foi bolsista do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR - CNPq/FACEPE) na CBG/UFRPE. Atualmente, médica veterinária da área de Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais do Hospital Veterinário Universitário da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas, Bom Jesus - PI. Possui experiência na área de sanidade de ruminantes com ênfase na clínica médica e cirúrgica, bioquímica clínica, epidemiologia clínica e bioestatística.

Fernanda Vieira Henrique, Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI)/Técnica Médica Veterinária no Departamento de Anestesiologia Veterinária

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns (2011), mestrado em Medicina Veterinária com área de concentração em Anestesiologia Veterinária (2014), doutorado em Ciência e Saúde Animal com área de concentração em Anestesiologia Veterinária (2018) e residência multiprofissional em Anestesiologia Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Patos, Paraíba. Trabalha com Anestesiologia Veterinária, com pesquisa na área de analgesia em pequenos animais. Possui experiência em clínica médica de pequenos animais e emergência veterinária. Foi professora substituta das disciplinas: Anestesiologia Veterinária, Farmacologia e Terapêutica Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (2016.1). Atualmente é Médica Veterinária Anestesiologista (Técnico Administrativo - nível E) da Universidade Federal do Piauí, Campos Professora Cinobelina Elvas em Bom Jesus-PI.

Gabriel Satoru Ohashi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)/Programa de Aprimoramento em Anestesiologia

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal do Piauí-UFPI, Campus Professora Cinobelina Elvas-CPCE. Pós-Graduação Lato Sensu (em andamento) no Programa de Aprimoramento Integrado em Medicina Veterinária com ênfase na área de anestesiologia, pela Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul-UNIJUI.

Manoel Lopes da Silva Filho, Universidade Federal do Piauí (UFPI)/Docente do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Piauí (1993). Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (1997). Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ensino de Ribeirão Preto (1999). Mestrado em Ciência Animal, junto à Área de Sanidade e Reprodução Animal, linha de pesquisa: Estudo farmacológico e toxicológico de plantas regionais como alternativa de tratamento de enfermidades dos animais, pela Universidade Federal do Piauí (2007). Doutorado em Ciência Veterinária, junto a área de Reprodução Animal, linha de pesquisa: Biotecnologia da Reprodução Animal, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2015). Atualmente é Professor Efetivo, Classe Associado, Nível II - Regime Dedicação Exclusiva da Universidade Federal do Piauí / UFPI do Departamento de Ciência Animal do Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do Campus Prof. Cinobelina Elvas - Bom Jesus-PI. Coordenador do Laboratório de Reprodução Animal do Campus Professora Cinobelina Elvas - UFPI. Diretor do Hospital Veterinário Universitário-HVU/CPCE/UFPI. Líder do Grupo de Pesquisa Sanidade e Saúde Pública, linha de pesquisa Sanidade e Reprodução Animal/UFPI/CPCE. Professor responsável pelas disciplinas de Fisiopatologia da Reprodução da Fêmea, Fisiopatologia da Reprodução do Macho e Biotecnologia da Reprodução Animal do Curso de Medicina Veterinária, com larga experiência em Reprodução Animal, Biotecnologia da Reprodução Animal (Ruminantes). Atuando principalmente nos seguintes temas: (Medicina Veterinária) Sanidade e Reprodução Animal, Dasyprocta aguti (Cutia dourada), Papilas linguais, Protoparasitos, Anadenanthera macrocarpa (Angico preto), Rhipicephalus (Boophilus) microplus, Efeito larvicida, Teleóginas, Ovipostura, Bovinos de Corte, Anestro, Remoção de Bezerros, Efeito Macho, Dinâmica Ovariana. Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Como Citar

1.
Ferreira de Sousa Junior P, de Paiva Porfírio K, dos Santos Leal M, Costa Lima W, Silmara Leite Soares G, Vieira Henrique F, et al. Cirurgia de correção de eventração com encarceramento de alça intestinal e mesentério em ovino. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 30º de maio de 2025 [citado 23º de setembro de 2025];23. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/32375

Edição

Seção

Relato de Caso