Recuperação de oócitos por aspiração folicular e análise da produção in vitro de embriões em Bos indicus das raças Gir e Nelore

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/acad.2024.22002

Resumo

Objetivou-se analisar por meio de estudo retrospectivo a relação entre o número de oócitos, número de embriões, taxa de embriões de sessões de aspiração folicular (OPU) e produção in vitro de embriões (PIVE) de vacas doadoras das raças Gir e Nelore. Analisaram-se dados de 4.238 sessões de OPU/PIVE realizadas em doadoras Gir (n = 1.115) e Nelore (n = 3.123), entre os anos de 2008 e 2010. As variáveis analisadas foram número de oócitos viáveis, número e taxa de embriões e percentual de sessões OPU/PIVE que não produziram embriões na PIVE. Tais variáveis foram divididas em quartis, de acordo com o número de oócitos. Utilizou-se o teste ANOVA para a comparação de médias das variáveis analisadas entre raças e quartis, com teste de homogeneidade de variância de Levene, seguido pelo teste de Bonferroni. O teste qui-quadrado foi utilizado para comparar o percentual de sessões OPU que não produziram embriões na PIVE. Em todas as análises considerou-se nível de significância de 5%. Na comparação entre as raças, a Nelore apresentou maior média (p < 0,001) para número de oócitos, número de embriões e taxa de embriões, e menor percentual (p < 0,001) de sessões OPU/PIVE que não produziram embriões em comparação com a raça Gir. Na análise por quartis, houve aumento (p < 0,05) no número médio de oócitos e de embriões do quartil inferior para o superior dentro de cada raça. Na comparação dos quartis entre as raças, a raça Nelore apresentou valores superiores (p < 0,05) no número de oócitos, de embriões e na taxa de embriões em todos os quartis. O percentual de sessões de OPU/PIVE que não produziram embriões reduziu significativamente (p < 0,05) à medida que o nú-mero de oócitos aumentou nos quartis. Em conclusão, a raça Nelore apresentou maiores médias de oócitos, embriões e taxa de embriões em comparação à raça Gir. O número e percentual de sessões que não produziram embriões foram menores na raça Nelore. O maior número de oócitos reflete no aumento do número de embriões e na redução do número e percentual de sessões de OPU que não produziram embriões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Filipi Scheffer Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA)

Postgraduate Program in Animal Science (PPGCA)

Saulo Henrique Weber, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA)

Postgraduate Program in Animal Science (PPGCA)

Cristina Santos Sotomaior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA)

Postgraduate Program in Animal Science (PPGCA)

Downloads

Publicado

22-04-2024

Como Citar

1.
Pereira JFS, Fernandes MB, Weber SH, Sotomaior CS. Recuperação de oócitos por aspiração folicular e análise da produção in vitro de embriões em Bos indicus das raças Gir e Nelore. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 22º de abril de 2024 [citado 3º de maio de 2024];22. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/31319

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)