Emprego de fixador externo na configuração tie-in em osteossíntese de fratura femoral de uma jaguatirica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/acad.2021.19204

Palavras-chave:

Animal silvestre. Cirurgia. Fratura. Ortopedia.

Resumo

De acordo com a literatura, os ossos longos são os mais acometidos em casos de fraturas em felinos domésticos, totalizando mais de 50% dessas afecções, não sendo encontrados estudos da incidência entre as espécies de felinos silvestres. Existem diversas técnicas para a estabilização das fraturas femorais e, neste trabalho, objetivou-se descrever o uso do fixador esquelético externo uniplanar (Tipo Ia) combinado ao pino intramedular (tie-in) em uma jaguatirica (Leopardus pardalis) que apresentava fratura transversal em terço proximal do fêmur direito. A abordagem do fêmur foi realizada inserindo um pino normógrado e, subsequentemente, dois pinos (schanz) externos proximais e dois distalmente ao foco da fratura. As partes proximal e distal do pino intramedular foram unidas a uma barra conectante externa. Foram realizadas avaliações radiográficas ao término do procedimento cirúrgico e aos 30 e 60 dias de pós-operatório, sendo que nas últimas pôde-se observar adequada cicatrização óssea. Em seguida, os implantes foram removidos. Durante todo o período de acompanhamento não foram observadas complicações com os implantes ou com a interface pino-pele. A técnica utilizada, configuração tie-in, promoveu estabilidade, foi bem aceita pela espécie, devolveu função normal ao membro operado e proporcionou adequada consolidação óssea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hemilly Greicy Rossi, Universidade Pitágoras Unopar

Graduada em Medicina Veterinária pela UNOPAR, mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde e Produção Animal.

Lorraine Gabriela Trettene, Universidade Pitágoras Unopar

Médica Veterinária, Mestrado com ênfase em Anestesiologia, pela UNOPAR.

Andressa de Melo Jardim, Universidade Pitágoras Unopar

Médica Veterinária, Mestre em Saúde e Produção Animal, pela UNOPAR. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde e Produção Animal.

Daniella Aparecida Godoi Kemper, Universidade Pitágoras Unopar

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Residência em Clínica Médica de Animais de Companhia pela UEL (2010). Mestrado com ênfase em Anestesiologia Veterinária pela Universidade de São Paulo (2012). Doutorado em Anestesiologia pela FMUSP. Especialização em Cardiologia Veterinária pela ANCLIVEPA-SP. Atualmente é Professora Auxiliar na disciplina de Anestesiologia Veterinária da Universidade Norte do Paraná e proprietária da empresa PetinCor, prestadora de serviços em Cardiologia Veterinária. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde e Produção Animal.

Bernardo Kemper, Universidade Pitágoras Unopar

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004), realizou durante 2005 e 2006 Especialização (Residência) na Área Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Estadual de Londrina. Em seguida dedicou se ao mestrado em Ciências Veterinárias (UFRPE) com enfoque em ortopedia e neurocirurgia veterinária. Em 2015 finalizou o doutorado em cirurgia veterinária na UNESP em Botucatu. Realizou vários cursos de aperfeiçoamento dentro e fora do Brasil, nas áreas: Clínica Cirúrgica Animal, ortopedia, neurologia e neurocirurgia veterinária. E desde 2008 é professor de Técnica e Clínica Cirúrgica Veterinária da UNOPAR, onde iniciou como professor colaborador no Mestrado: Saúde e produção animal. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde e Produção Animal.

 

Downloads

Publicado

08-11-2021

Como Citar

1.
Rossi HG, Trettene LG, Jardim A de M, Godoi Kemper DA, Kemper B. Emprego de fixador externo na configuração tie-in em osteossíntese de fratura femoral de uma jaguatirica. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 8º de novembro de 2021 [citado 19º de abril de 2024];19:1-7. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/27940

Edição

Seção

Relato de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)