Distocia por Schistosomus reflexus em fêmea bovina Holandesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/acad.2022.20201

Palavras-chave:

Schistosomus reflexus. Raça Holandesa. Doença congênita e hereditária. Bovino de leite. Evisceração torácica e abdominal.

Resumo

Schistosomus reflexus (SR) é uma anomalia congênita fatal observada nas espécies animais. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso de SR em vaca da raça Holandesa. O concepto apresentava dorsiflexão da coluna vertebral, com exposição das vísceras abdominais e/ou torácicas, anquilose dos membros e anormalidade do sistema digestório e genitourinário. O caso foi observado em uma fazenda situada em Fazenda Rio Grande, Paraná, Brasil. Uma vaca de quinta lactação (quatro conceptos anteriores normais), com 274 dias de gestação, média produtiva de 48,98 kg/dia (lactação anterior), estava em trabalho de parturição com distocia de único concepto, sendo assistida por médicos veterinários. Ao exame intravaginal/uterino (via transvaginal), detectou-se um feto masculino apresentando dorsiflexão da coluna vertebral e exposição das vísceras abdominais e torácicas. Executado o diagnóstico obstétrico, optou-se por execução da cirurgia cesariana conservativa, em função do reduzido diâmetro do canal cervical. Optou-se por cirurgia no flanco lateral esquerdo. À retirada do bezerro, constatou-se mais claramente a síndrome de SR. Em seguida ao procedimento cirúrgico, a parturiente recuperou-se, retornando ao plantel produtivo da fazenda. Aos 55 dias após a intervenção cirúrgica, apresentando estro natural, foi novamente inseminada. Trinta dias após a inseminação artificial, a prenhez foi confirmada por exame de ultrassonografia transretal. O presente caso apresenta relevância no seu relato, uma vez que esclarece aos produtores de leite a incidência desta afecção, ligada à herança genética autossômica recessiva. Recomenda-se uma análise retrospectiva dos touros a serem utilizados na inseminação artificial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivens Navarro Haponiuk Prus, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária

Mateus Pelissari de Macedo , Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária

André Ostrensky , Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA)

Luiz Ernandes Kozicki , Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA)

Downloads

Publicado

08-06-2022

Como Citar

1.
Prus INH, Macedo MP de, Ostrensky A, Kozicki LE. Distocia por Schistosomus reflexus em fêmea bovina Holandesa. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 8º de junho de 2022 [citado 22º de dezembro de 2024];20. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/27916

Edição

Seção

Relato de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.