Há critérios para a inclusão de cães de Intervenções Assistidas por Animais em ambiente universitário?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/acad.2021.19101

Palavras-chave:

Cães. Estresse psicológico. Terapia assistida por animais. Normas. Universitários.

Resumo

Estudantes universitários passam por diferentes experiências estressantes, interferindo na vida acadêmica ou mesmo impedindo sua continuidade. Programas de Intervenções Assistidas por Animais (IAA) são utilizados em escolas e universidades para minimizar o estresse dos estudantes, no entanto, não são usuais no Brasil. Cães são os animais mais empregados nessas atividades, mas os critérios em relação à sua inclusão em ambiente universitário não são bem definidos. O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática qualitativa da literatura a fim de averiguar se há critérios para a inclusão de cães nas IAA em universidades. A busca de publicações foi realizada nas plataformas PubMed e SciELO, e os critérios de inclusão foram artigos com revisão por pares publicados de 2010 a julho de 2020, envolvendo atividades assistidas por cães em ambientes universitário ou escolar. Dos 202 artigos encontrados, nove entraram nos critérios de inclusão. Destes, oito trabalhos apresentaram o tempo de interação, oito apresentaram o número de animais utilizados, quatro comentaram sobre o bem-estar do cão, quatro apresentaram a necessidade de exames veterinários, cinco abordaram a idade dos cães, cinco as raças utilizadas e três discutiram sobre o comportamento do cão. Como conclusão deste trabalho, evidenciou-se que não há consenso sobre os critérios de pesquisa que concernem a inclusão de cães de IAA em ambiente universitário e escolar. Tendo em vista o melhor aproveitamento da atividade e, especialmente, o bem-estar dos cães, mais estudos na área são necessários.

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Biografia do Autor

Maria Cecília Pianaro Mores, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Aluna de Pós-Graduação

Ana Carolina Rizzon Cintra, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Aluna do curso de graduação em Enfermagem.

Carolina Zaghi Cavalcante, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professora do curso de graduação em Medicina Veterinária.

Cristina Santos Sotomaior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA).

Ana Lúcia Lacerda Michelotto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA).

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Publicado

29-04-2021

Como Citar

1.
Mores MCP, Cintra ACR, Cavalcante CZ, Sotomaior CS, Michelotto ALL. Há critérios para a inclusão de cães de Intervenções Assistidas por Animais em ambiente universitário?. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 29º de abril de 2021 [citado 4º de novembro de 2024];19:1-7. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/27560

Edição

Seção

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