Perfil do consumidor de carne ovina na comunidade acadêmica do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-4178.2019.17015Palavras-chave:
Agronegócio. Ovinocultura. Consumidor de carne ovina.Resumo
Diante da necessidade de conhecer e atender as demandas e expectativas do elo final na cadeia produtiva, este trabalho teve como objetivo caracterizar o perfil de consumidor de carne ovina no meio acadêmico e identificar hábitos de consumo e sua percepção em relação a este produto, entendendo estar na academia os principais formadores de opinião. Foi utilizado o método de pesquisa exploratória descritiva, com a aplicação de questionários online, obtendo-se um total de 500 respostas. Os dados foram tabulados em planilhas utilizando o software Microsoft® Office Excel. Como resultado, verificou-se que os entrevistados tiveram uma baixa ingestão semanal em relação à carne de ovinos, apresentando um percentual de 36,7% que apesar de consumirem a carne apenas duas a quatro vezes ao mês, demonstraram valorizá-la. Desta forma, por mais que os entrevistados do meio acadêmico não tenham o hábito de consumir carne ovina, apreciam a mesma, sinalizando ser uma cadeia de produção em ascensão com perspectiva de crescimento, mesmo que ainda se caracterize como um mercado inconstante.