Avulsão parcial de casco em equino com crescimento laminar em aparente fluxo ascendente

Autores

  • Luiza de Siqueira Almeida Reis Universidade de Brasília
  • Rita de Cássia Campebell Universidade de Brasília
  • Antônio Carlos Lopes Câmara Universidade de Brasília
  • Antônio Raphael Teixeira Neto Universidade de Brasília
  • Márcio Botelho de Castro Universidade de Brasília
  • Tais Meziara Wilson Universidade de Brasília
  • Igor Louzada Moreira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-4178.2018.162504

Palavras-chave:

Laceração. Reação periosteal. Perfusão regional. Venografia.

Resumo

Avulsão do casco é descrita com uma laceração aguda ou ocasionada por lesões crônicas por traumas repetitivos, podendo ser completa, com perda total dos tecidos, ou incompleta, na qual uma borda do casco permanece intacta. A parede do casco, região coronária, sola, falange distal, lâminas e a articulação interfalangeana distal podem estar envolvidas. Neste trabalho, relata-se o caso de um equino, SRD, macho, adulto, de aproximadamente 15 anos e com 285 kg, encaminhado ao hospital veterinário apresentando ferida com secreção purulenta, tecido necrosado e avulsão na porção dorsal da pele e região coronária do membro pélvico direito, além de edema distal da articulação metatarso-falangeana e claudicação. Na avaliação física, observou-se extensiva lesão traumática no casco do membro pélvico direito, com perda de parte da muralha no aspecto dorsal, tecido ulcerativo e necrótico, com incrustações compactas e de odor fétido, presença de miíase na sola e claudicação de grau 5. A terapêutica aplicada associada à abordagem cirúrgica promoveu evolução satisfatória da ferida podal, com progressiva eclosão do estojo córneo em direção oposta ao que é comumente observado, isto é, a cicatrização adquiriu uma oclusão advinda da região distal, próxima à pinça do casco em direção à coroa, adquirindo fornecimento constante de novas células na região lamelar, gerando um aparente fluxo laminar ascendente e considerável diminuição de secreção e redução da claudicação para grau 3.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza de Siqueira Almeida Reis, Universidade de Brasília

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Brasília. Residente em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

05-10-2018

Como Citar

1.
Reis L de SA, Campebell R de C, Câmara ACL, Neto ART, de Castro MB, Wilson TM, Moreira IL. Avulsão parcial de casco em equino com crescimento laminar em aparente fluxo ascendente. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 5º de outubro de 2018 [citado 5º de novembro de 2024];16(1):1-10. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/23794