Duplicidade da veia renal direita em gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus): relato de caso

Autores

  • Anieli Vidal Stocco Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica.
  • Stephanie Cardoso Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica.
  • Karen dos Santos Toledo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica.
  • Carlos Augusto dos Santos-Sousa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica. Universidade Federal do Acre (UFAC).
  • Raquel Batista Junger de Carvalho Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Teresópolis, RJ.
  • Marcelo Abidu-Figueiredo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica.

DOI:

https://doi.org/10.7213/academica.16.2018.01

Palavras-chave:

Felino. Rim. Variação anatômica.

Resumo

O gato-do-mato-pequeno pertence ao gênero Leopardus, que possui distribuição desde o sul dos Estados Unidos até o Chile. A redução e fragmentação de habitats de felinos ocasionaram a vulnerabilidade da espécie em estudo, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. As veias renais direita e esquerda drenam seu conteúdo para a veia cava caudal. Variações anatômicas nas veias renais foram relatadas em várias espécies, como o cão, gato doméstico e humano. O objetivo deste artigo é relatar o aparecimento de variação numérica nas veias renais em Leopardus guttulus, com enfoque nas possibilidades de implicações clínico-cirúrgicas como anastomoses cirúrgicas, estudos imaginológicos, nefrectomias e planejamento pré-operatório para redução de riscos e complicações, como hemorragia. O animal foi devidamente formolizado no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Morfologia de Animais Domésticos e Selvagens, posteriormente injetado látex colorido e dissecado. Foi observada variação numérica na veia renal no rim direito de um macho. Observou-se no rim esquerdo apenas uma veia renal medindo 0,98 cm de comprimento. O rim direito apresentou duas veias renais, sendo a primeira a fusão de duas veias interlobares em uma veia renal crânio-dorsal com 0,95 cm de comprimento e a segunda apresentando 0,98 cm de comprimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-01-2018

Como Citar

1.
Vidal Stocco A, Cardoso Silva S, dos Santos Toledo K, dos Santos-Sousa CA, de Carvalho RBJ, Abidu-Figueiredo M. Duplicidade da veia renal direita em gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus): relato de caso. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 25º de janeiro de 2018 [citado 27º de abril de 2024];16:1-5. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/23453

Edição

Seção

Relato de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)