Perfil do consumidor de carnes do Alto Pantanal sul-mato-grossense

Autores

  • Júlia Dias Nascimento Universidade Estadual Do Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-6536-4652
  • Dalton Mendes De Oliveira Universidade Estadual Do Mato Grosso do Sul
  • Talita De Oliveira Freitas Rocha Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Rosileide Vilalba Rohod Universidade Estadual de Maringá
  • Cleiton José Piazzon Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Loraine Saldanha Escobar Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-4178.2018.16005

Palavras-chave:

Certificação. Comportamento do consumidor. Marketing. Produtos cárneos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil dos consumidores do Alto Pantanal sul-mato-grossense, comparando o consumo e o local de aquisição das carnes de bovinos, aves, suínos, caprinos/ovinos e pescado. O estudo foi realizado no município de Aquidauana, localizado no Alto Pantanal sul-mato-grossense, com dados coletados entre agosto e novembro de 2015, por meio de questionário nos locais de comércio, com a participação de 501 consumidores. A carne menos consumida pelos entrevistados foi o pescado (31%) e a mais consumida, a carne bovina (84%). O principal fator citado para o consumo da carne bovina foi o sabor (60%). Para a carne de frango, o principal fator que influencia positivamente o consumo foi o custo (37%), sendo este fator também citado para o pescado, porém influenciando negativamente o consumo (16%). Observou-se que 38% dos entrevistados possuem preferência pelo mesmo estabelecimento para a aquisição de carne, e que a aparência da peça é o principal atributo para a sua aquisição (34%). Sobre a existência de selos de certificação de carne, 54% dos entrevistados declararam conhecer sua existência. Com relação aos cortes comerciais, a picanha bovina (Biceps femoris) foi o corte com a maior distância entre os valores de preferência e de consumo, sendo preferido por 12,8% dos consumidores, mas adquirido por somente 1,8%. Em contrapartida, para os cortes de frango o preferido foi o de maior consumo. Os consumidores do Alto Pantanal sul-mato-grossense apresentam como preferência de consumo a carne bovina. A facilidade de crédito nos estabelecimentos de comércio de carne é um fator relevante para a fidelização dos consumidores nesses estabelecimentos. A praticidade, a disponibilidade, o custo e o sabor da carne são fatores que influenciam a escolha por uma determinada espécie animal. Os consumidores possuem conhecimento sobre a existência de selos de certificação de carne, porém não os exigem para a compra. O consumidor de carne bovina escolhe o corte em função do custo prioritariamente à preferência, comportamento não observado para as outras espécies animais.

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Biografia do Autor

Júlia Dias Nascimento, Universidade Estadual Do Mato Grosso do Sul

Graduada em Zootecnia pela Universidade Esdual de Mato Grosso do Sul (2016), Menstranda em Zootecnia na área de concentração de avaliação de carcaça e qualidade de carnes.

Dalton Mendes De Oliveira, Universidade Estadual Do Mato Grosso do Sul

Graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado pela Universidade Federal de Lavras

Talita De Oliveira Freitas Rocha, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Rosileide Vilalba Rohod, Universidade Estadual de Maringá

Graduação e Mestrado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, doutoranda pela Universidade Estadual de Maringá

Cleiton José Piazzon, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduando em zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Loraine Saldanha Escobar, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduanda em zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

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Publicado

21-05-2018

Como Citar

1.
Nascimento JD, De Oliveira DM, Freitas Rocha TDO, Rohod RV, Piazzon CJ, Escobar LS. Perfil do consumidor de carnes do Alto Pantanal sul-mato-grossense. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 21º de maio de 2018 [citado 4º de novembro de 2024];16:1-9. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/16517

Edição

Seção

Artigo