Proposta metodológica para revisão ou construção de grades curriculares compatíveis com a formação profissional para o mercado e para o desenvolvimento regional

Autores

  • Marcos Elias Traad da Silva

DOI:

https://doi.org/10.7213/cienciaanimal.v1i1.14874

Palavras-chave:

Currículo. Formação profissional. Metodologia curricular

Resumo

A formação profissional para o trabalho é uma meta do educador, haja vista a demanda por serviços qualificados em diferentes segmentos da economia e as suas relações com o desenvolvimento de diferentes regiões do país. Segundo a Lei n.º 9.394 (20/12/96) de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação para o trabalho envolve profissionais em nível técnico (médio) e tecnológico (superior). Esses devem estar aptos à prestação de serviços, com o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à sua profissão. Assim, o principal meio pelo qual os futuros profissionais estarão aptos ao trabalho é orientado pela grade curricular do curso. Muitas vezes, ela não é concebida metodologicamente para atendimento ao mercado, tampouco direcionada à visão crítica do ambiente de trabalho e da sociedade como um todo. Isso significa que, mesmo contendo disciplinas relevantes, a grade nem sempre atende a esta dinâmica, devendo ser reavaliada, ou construída, com base em parâmetros importantes. Objetiva-se, assim, sugerir metodologia para a construção de grades curriculares, buscando-se o desenvolvimento de competências e habilidades, destinadas ao exercício profissional para o trabalho, com maior integração entre os professores de um curso, e entre esses e a futura profissão dos egressos.

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Publicado

15-01-2003

Como Citar

1.
da Silva MET. Proposta metodológica para revisão ou construção de grades curriculares compatíveis com a formação profissional para o mercado e para o desenvolvimento regional. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 15º de janeiro de 2003 [citado 22º de dezembro de 2024];1(1):33-40. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/14874

Edição

Seção

Artigo