RELATO DE OCORRÊNCIA E METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA MONITORAMENTO E CONTROLE DE PISSODES CASTANEUS (DE GEER) (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE) PRAGAS DE PINUS SPP. Report of occurrence and methodologies used for monitoring and control of Pissodes castaneus (De Geer) (Coleoptera: Curculionidae) plagues of Pinus sp.

Autores

  • Daniele Ukan Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Irati - PR
  • Pablo Georgio de Souza Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), São José dos Pinhais - PR
  • Nilton José Sousa Universidade Federal do Paraná(UFPR),Curitiba - PR

DOI:

https://doi.org/10.7213/academica.10.S01.NT01

Palavras-chave:

Monitoramento, Pragas florestais, Gorgulho-do-pínus

Resumo

Com o advento da globalização e o crescimento do comércio internacional se tornando uma realidade, grandes quantidades de mercadorias passaram a circular pelo mundo e hoje são disponibilizadas em diversos países. Contudo, os meios de transportes que viabilizam tais atividades também colaboram para a disseminação de pragas e doenças. O cumprimento das normas internacionais de medidas de controle para a não proliferação de pragas nem sempre é respeitado e, junto das mercadorias, diversas pragas e doenças adentram países e causam prejuízos às culturas de interesse locais. O besouro Pissodes castaneus tem o potencial de causar perdas econômicas aos povoamentos de Pinus spp., fazendo-se necessário a criação de mecanismos de resistência a essa praga. Foram instalados experimentos nos municípios de Campo Alegre e Joinville no Estado de Santa Catarina, em povoamentos de Pinus spp. em áreas da empresa “Comfloresta” do grupo Brascan. Três tipos de armadilhas foram testados com a finalidade de monitorar e controlar a praga. Para este experimento, a árvore armadilha foi considerada o melhor tratamento, pois foi altamente atacada pelo P. castaneus em número de insetos, quando comparado com os toretes. O melhor resultado para os tratamentos com os toretes foi o que não fez uso de parafina, numa proporção de ataque de P. castaneus de 75% sem parafina para 25% com parafina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-10-2013

Como Citar

1.
Ukan D, de Souza PG, Sousa NJ. RELATO DE OCORRÊNCIA E METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA MONITORAMENTO E CONTROLE DE PISSODES CASTANEUS (DE GEER) (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE) PRAGAS DE PINUS SPP. Report of occurrence and methodologies used for monitoring and control of Pissodes castaneus (De Geer) (Coleoptera: Curculionidae) plagues of Pinus sp. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 21º de outubro de 2013 [citado 4º de maio de 2024];11:201-6. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/11474

Edição

Seção

Nota Técnica