CRESCIMENTO INICIAL DE PLANTAS DE ARROZ INOCULADAS COM AZOSPIRILLUM SPP. Initial growth of rice plants inoculated with Azospirillum spp.

Autores

  • Salomão Lima Guimarães Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rondonópolis - MT
  • Edna Maria Bonfim-Silva Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rondonópolis - MT
  • Analy Castilho Polizel Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rondonópolis - MT
  • Julio Cezar Fornazier Moreira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rondonópolis - MT
  • Diogo Rezende Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rondonópolis - MT

DOI:

https://doi.org/10.7213/academica.10.S02.AO05

Palavras-chave:

Bactérias diazotróficas, Inoculante biológico, Oryza sativa

Resumo

A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é um processo natural, no qual algumas espécies de microrganismosprocariotos convertem o N2 atmosférico em formas assimiláveis pelas plantas. Na agricultura, a seleção debactérias com alto potencial para a FBN tem contribuído para a diminuição dos custos de produção, pormeio da utilização em menor escala de fertilizantes nitrogenados, além de propiciar melhorias na qualidadeambiental. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da inoculação de Azospirillum spp.no acúmulo de biomassa em arroz de terras altas, cultivado sob condições gnotobióticas. Foram utilizadastrês cultivares de arroz: Jatobá, Monarca e Sertaneja, indicadas para o plantio em terras altas. O experimentofoi conduzido em tubos de ensaio contendo solução de Hoagland, sob delineamento inteiramente casualizado,com quatorze isolados de Azospirillum spp., além da testemunha sem inoculação e quatro repetições.Os resultados mostraram que houve resposta positiva à inoculação, principalmente nas cultivares Monarcae Jatobá, as quais apresentaram aumentos expressivos na massa fresca das plantas de até 33% na cultivarMonarca, com as estirpes AZ2 e AZ4, e acima de 100% para a cultivar Jatobá nos tratamentos com as estirpesAZ12 e AZ13. Essas cultivares também apresentaram diferenças no comprimento radicular, destacando asestirpes AZ6 e AZ8 que proporcionaram aumentos de 15% na cultivar Jatobá e de 24% na cultivar Monarca. Dessa forma, os estudos devem ser intensificados, com a perspectiva de produção de um inoculante biológico,eficaz na redução de fertilizantes nitrogenados aplicados na cultura do arroz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-11-2013

Como Citar

1.
Lima Guimarães S, Bonfim-Silva EM, Castilho Polizel A, Fornazier Moreira JC, Rezende D. CRESCIMENTO INICIAL DE PLANTAS DE ARROZ INOCULADAS COM AZOSPIRILLUM SPP. Initial growth of rice plants inoculated with Azospirillum spp. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 15º de novembro de 2013 [citado 3º de maio de 2024];11:45-5. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/11252

Edição

Seção

Artigo