Avaliação plaquetária de cães com linfoma submetidos à quimioterapia, transplante de medula óssea e fator estimulante de colônia de granulócitos (G-CSF)

Autores

  • Ana Lívia Motta Silva UNESP
  • Ana Paula Massae Nakage Canesin Centro Universitário Barão de Mauá
  • Maria Luísa Buffo de Cápua UNESP
  • Aline Vieira Godoy UNESP
  • Mariana Rodrigues Miotto UNESP
  • Aureo Evangelista Santana UNESP

DOI:

https://doi.org/10.7213/cienciaanimal.v8i3.10904

Palavras-chave:

Plaquetas, G-CSF, Linfoma, Transplante de medula óssea, Cães

Resumo

O tratamento indicado para cães com linfoma é a quimioterapia, cujo fator limitante é a mielotoxicidade, que pode ser revertida pelo transplante de medula óssea (TMO). Antes do TMO, o animal deve ser submetido à terapia imunossupressora para evitar a rejeição. Para recuperação da imunossupressão recomenda-se a administração da citocina G-CSF, que estimula a proliferação e a maturação neutrofílica. Porém, há relatos de que a aplicação de G-CSF promove redução na contagem plaquetária. O objetivo deste ensaio foi avaliar o efeito do G-CSF sobre o número de plaquetas e megacariócitos em cães com linfoma submetidos à quimioterapia e TMO. Os cinco cães sadios do grupo 1 receberam 5 μg/kg/dia de G-CSF por quatro dias; o grupo 2, constituído por cinco cães com linfoma submetidos ao protocolo quimioterápico de Madison-Wisconsin, TMO autólogo e G-CSF. A contagem plaquetária e megacariocítica foi feita antes do TMO, antes e após o G-CSF. A administração do G-CSF humano pôde reduzir os valores dos megacariócitos e plaquetas de cães. A maior porcentagem de cães trombocitopenicos com linfoma foi, provavelmente, graças à quimioterapia mielossupressiva, à toxidez hematológica da ciclofosfamida e à administração de G-CSF. A recuperação megacariocítica e plaquetária mais expressiva nos cães com linfoma pode ter ocorrido em virtude do TMO, que estimulou a megacariocitopoese.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-07-2010

Como Citar

1.
Motta Silva AL, Massae Nakage Canesin AP, Buffo de Cápua ML, Vieira Godoy A, Rodrigues Miotto M, Evangelista Santana A. Avaliação plaquetária de cães com linfoma submetidos à quimioterapia, transplante de medula óssea e fator estimulante de colônia de granulócitos (G-CSF). Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 15º de julho de 2010 [citado 16º de abril de 2024];8(3):307-1. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/10904

Edição

Seção

Artigo