Eficácia de diferentes dosagens do formulado fúngico à base de Beuveria bassiana (Vuill, 1912) no controle de adultos de Hedypathes betulinus (Klug, 1825) (Coleoptera: Cerambycidae)

Autores

  • Priscila Cristina Gomm UEPG
  • Rui Scaramella Furiatti UEPG
  • Edemar Baranek UEPG
  • Luciane Tlumaske UEPG
  • Fernanda Osmara Wagner UEPG

DOI:

https://doi.org/10.7213/cienciaanimal.v8i1.10430

Palavras-chave:

Erva-mate, Fungo entomopatogênico, Broca-da-erva-mate

Resumo

A erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) é uma cultura de importância econômica para a região sul do Brasil, podendo ser explorada na forma nativa ou cultivada. Em áreas de monocultivo, essa espécie apresenta maiores problemas com pragas. A broca-da-erva-mate Hedypathes betulinus (Klug, 1825) é a principal praga da cultura. Com o objetivo de avaliar a porcentagem e o tempo de mortalidade de adultos de H. betulinus, utilizou-se o fungo entomopatogênico Beauveria bassiana (Vuill, 1912), cepa CG 716. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram: 0; 2; 26; 50; 74 e 98 ml da formulação à base de B. bassiana (Bovemax) com 107 esporos/ml. Foram liberados 20 adultos de H. betulinus no centro de cada parcela. As dosagens foram diluídas em dez litros de água, os quais foram aplicados no tronco da erveira. Após sete dias foram coletados todos os insetos encontrados na área do ensaio, os quais foram transportados ao laboratório e individualizados em copos plásticos contendo ramos de erva-mate como alimento. Os insetos foram avaliados por um período de 60 dias após a aplicação do fungo, sendo que os insetos mortos foram retirados e levados individualmente à câmara úmida, objetivando verificar a extrusão do fungo. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as diferenças entre as médias, quando significativas, foram comparadas pelo teste de Tukey a 5%. O tempo médio que o fungo levou para matar o inseto foi de 34,05 dias. A eficácia observada não foi significativamente proporcional à elevação nas dosagens do formulado. As dosagens de 50 ml e 98 ml foram semelhantes entre si e também as únicas que diferiram da testemunha, sendo que o tratamento com 50 ml apresentou eficácia de 33,26%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-01-2010

Como Citar

1.
Gomm PC, Scaramella Furiatti R, Baranek E, Tlumaske L, Osmara Wagner F. Eficácia de diferentes dosagens do formulado fúngico à base de Beuveria bassiana (Vuill, 1912) no controle de adultos de Hedypathes betulinus (Klug, 1825) (Coleoptera: Cerambycidae). Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 15º de janeiro de 2010 [citado 21º de novembro de 2024];8(1):55-60. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/10430

Edição

Seção

Artigo