Pressupostos para uma ecologia integral à luz de Hildegarda de Bingen
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a7n11p161-171Palavras-chave:
Criador. Criação. Ecologia. Mística. Teologia.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar pressupostos para uma ecologia integral, tendo por base a teologia da criação e ecologia, vivenciada de forma holística na vida de Hildegarda de Bingen no qual desperta para o contexto atual, a saber, Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Assim sendo o legado deixado por Hildegarda, aponta para a humanidade contemporânea, o respeito, valor e dignidade da vida do ser humano enquanto criatura do criador. Para os tempos atuais, a teologia hildegardiana, com sua audácia, profecia, mística, vivência holística e integral ecológica, indica, que o ser humano, para honrar a Deus, é necessário primeiramente viver uma interação com o seu meio ambiente, em sua potencialidade, enquanto alma, mente e corpo tornando parte integrante de um cosmo. Dotada de um carisma excepcional, por tudo que envolve a obra criadora de Deus, ela busca amar e valorizar toda a natureza enquanto obra do criador atingindo assim a mais elevada teologia da criação e contemplação mística.
Downloads
Referências
ASSEMBLEIA ESPECIAL DO SÍNODO DOS BISPOS. Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Instrumentum laboris para a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região pan-amazônica. Brasília: Edições CNBB, 2019.
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
BENTO XVI. Carta apostólica Santa Hildegarda de Bingen, monja professa da Ordem de São Bento, é proclamada doutora da Igreja universal. A Santa Sé, 7 out. 2012. Disponível em: <https://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/apost_letters/documents/hf_ben-xvi_apl_20121007_ildegarda-bingen.pdf>. Acesso em: 28 maio 2019.
BINGEN, Hildegarda de. Scivias: conhece os caminhos do Senhor. São Paulo: Paulus, 2015.
COSTA, Marcos Roberto Nunes. Mulheres intelectuais na idade média: Hildegarda de Bingen – entre a medicina, a filosofia e a mística. Trans/Form/Ação, Marília, v. 35, p. 178-208, 2012. Disponível em: . Acesso em: 28 maio 2019.
FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.
MAÇANEIRO, Marcial. Religiões e ecologia: cosmovisão, valores, tarefas. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2011.
PINHEIRO, Mirtes Emília. Hildegarda de Bingen: “Luz iluminada pela inspiração divina”. Graphos, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 1-9, jan./jun. 2013. Disponível em: < https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/graphos/article/view/16319/9348>. Acesso em: 29 maio 2019.
WOLFF, Elias, Igreja em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.