Horizontes de esperança? O espírito do Vaticano II prossegue o seu caminho
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a6n8p93-100Palavras-chave:
Vaticano II. Recepção. Teologia fundamental. Cultura. Secularização.Resumo
A recepção do Concílio Vaticano II ainda está em curso. É uma tarefa inacabada. O seu espírito convoca a Igreja à renovação permanente, predispondo-a ao diálogo frutuoso com o mundo e a cultura contemporânea. Aggiornamento e diálogo compõem a díade insuperável para a compreensão e a recepção do Vaticano II. Além de ser um acontecimento histórico na vida eclesial, o concílio é um evento pneumatológico, um novo pentecostes para a Igreja. Esse trabalho retoma o significado do Concílio Vaticano II e a sua recepção no século XXI, especificamente no continente latino-americano. Aborda as questões atuais da recepção do concílio, referentes à teologia fundamental, diante do pluralismo cultural e do fenômeno da secularização. Por fim, passados 50 anos da realização do Vaticano II, constatar-se-á a sua relevância para a renovação estrutural, teológica e pastoral da Igreja, vislumbrando horizontes que nutrem a fé e animam a esperança de comunhão eclesial entre os povos latino-americanos.
Downloads
Referências
BEOZZO, José O. Medellín: inspiração e raízes. Servicios Koinonía. Disponível em: <http://www.servicioskoinonia.org/relat/202.htm>. Acesso em: 8 jun. 2016.
CALIMAN, Cleto. Fé cristã e mundo moderno. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 47, n. 132, p. 221-242, maio/ago. 2015. Disponível em: <http://faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/3261/3362>. Acesso em: 8 jun. 2016.
CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Constituição dogmática “Dei verbum” sobre a revelação divina. In: In: VIER, Frederico (Coord.). Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. 29.ed. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 121-139.
______. Constituição pastoral “Gaudium et spes” sobre a Igreja no mundo de hoje. In: VIER, Frederico (Coord.). Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. 29.ed. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 200-256.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Documento de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe. São Paulo: Paulinas; Paulus; CNBB, 2007.
COMBLIN, José. As sete palavras-chave do Concílio Vaticano II. In: LORSCHEIDER, Aloísio et al. Vaticano II: 40 anos depois. São Paulo: Paulus, 2005. p. 51-70.
JOÃO XXIII. Gaudet Mater Ecclesia. In: ALMEIDA, João C.; MANZINI, Rosana; MAÇANEIRO, Marcial (Orgs.). As janelas do Vaticano II: a Igreja em diálogo com o mundo. Aparecida: Santuário, 2013. p. 29-40.
LIBANIO, João B. Concílio Vaticano II: os anos que se seguiram. In: LORSCHEIDER, Aloísio et al. Vaticano II: 40 anos depois. São Paulo: Paulus, 2005. p. 71-88.
LORSCHEIDER, Aloísio. Linhas mestras do Concílio Ecumênico Vaticano II. In: ______ et al. Vaticano II: 40 anos depois. São Paulo: Paulus, 2005. p. 39-49.
MENDONZA-ÁLVAREZ, Carlos. A recepção inacabada do Vaticano II no mundo latino-americano e caribenho: o caso da teologia da revelação. In: BRIGHENTI, Agenor; ARROYO, Francisco Merlos (Orgs.). O Concílio Vaticano II: batalha perdida ou esperança renovada? São Paulo: Paulus, 2015. p. 265-287.
PAULO VI. Salvete Fratres in Christo. In: ALMEIDA, João C.; MANZINI, Rosana; MAÇANEIRO, Marcial (Orgs.). As janelas do Vaticano II: a Igreja em diálogo com o mundo. Aparecida: Santuário, 2013. p. 41-61.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.