Espiritualidade e juventude: entre a busca por sentido e os sintomas contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.7213/cda12n21p217228Abstract
Este artigo aborda o mal-estar contemporâneo decorrente da centralidade do corpo e da busca incessante pela otimização da performance, que gera estresse e pânico social. O objetivo da reflexão é analisar como essa pressão resulta em uma espacialização dominante da experiência subjetiva e em respostas como a hiperatividade, explosividade e impulsividade. A hipótese levantada é que a falta de simbolização adequada e a especialização somática do corpo limitam a subjetividade, eliminando horizontes de expansão. A metodologia utilizada combina análise psicanalítica e teológica, com foco na espiritualidade contemporânea e seus desafios, como o narcisismo e a teologia da prosperidade. A conclusão aponta que o narcisismo impulsionado pelo consumismo e a estetização da existência enfraquecem os laços sociais, resultando em uma sociedade marcada pela pós-verdade, onde a emoção supera a razão, criando uma crise de autenticidade nas relações e nos rituais simbólicos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BIRMAN, Joel. O sujeito na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
EDELHEIT, Joseph. What am I missing? Questions about human being. Nova York: Wipf and Stock, 2020.
FERNANDES, Sílvia. Trajetória religiosa de jovens sem religião – algumas implicações para o debate sobre desinstitucionalização. Interseções, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 369-387, jul./dez. 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intersecoes/article/view/39029/27508. Acesso em: 3 maio 2024.
HERVIEU-LÉGER, Danièle. Vers l´implosion? Paris: Seuil, 2022.
KUSHNER, Lawrence. Honey from the rock visions of Jewish mystical renewal. São Francisco: Harper and Row, 1977.
LACAN, Jacques. Le séminaire, livre X: l’angoisse. Paris: Seuil, 1976.
LASCH, Christopher. The culture of narcisism. Nova York: Warner Barner Books, 1979.
NOVAES, Regina. Juventude e religião, sinais do tempo experimentado. Interseções, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 351-368, jul./dez. 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intersecoes/article/view/39020/27507. Acesso em: 3 maio 2024.
SILVERSTEIN, Shel. The missing piece. Nova York: Harper Collins, 1976.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.