A importância da ecologia segundo a perspectiva da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Ministério de Madureira
DOI:
https://doi.org/10.7213/cda12n20p95109Parole chiave:
Ecologia, Ecossistema, Cuidado, Proteção, Assembleia de Deus do Ministério de MadureiraAbstract
A necessidade de cuidar e proteger a natureza deve pulsar no coração de cada ser humano. Notam-se que as recomendações relacionadas ao zelo para com o meio ambiente parecem ser veiculadas com frequência pelas mídias sociais e meios de comunicação. Entretanto, o que lamentavelmente tem acontecido é que a grande maioria das pessoas permanece insensível. Este trabalho procura responder ao seguinte problema de pesquisa: como a Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Ministério de Madureira, Rio de Janeiro (IEAD Madureira), atua em projetos e ações ecológicas no Brasil e em Burkina Faso? Foram pesquisadas questões relacionadas à proteção ao meio ambiente e à natureza, respectivamente. Outrossim, visando levantar informações acerca da importância da ecologia, segundo a perspectiva da IEAD Madureira, foi confeccionada uma pesquisa bibliográfica. A ecologia representa o estudo do ecossistema, que por sua vez, ao funcionar em perfeito estado, pode proporcionar benefícios essenciais para a saúde dos seres vivos de todo o planeta. Isso posto, verificam-se que as diversas classes sociais e as mais variadas denominações religiosas devem engajar-se no propósito de defender o ecossistema. A partir dessa iniciativa, os benefícios podem alcançar todos os seres vivos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, Danilo Sette de. Recuperação ambiental Mata Atlântica. 3. ed. Ilhéus: Editus, 2016.
ALMEIDA, Josimar Paes de. A extinção do arco-íris: ecologia e História. Rio de Janeiro: Centro Edeistein de Pesquisas Sociais, 2008.
BEGON, Michael; TOWNSEND, Colin Robert; HARPER, John Lander. Ecologia: de individuos a ecossistemas. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2023.
CAIN, Michael Lee; BOWMAN, William Davison; HACKER, Sally Dinius. Ecologia. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.
CHAGAS, Tiago. Abner Ferreira defende ‘harmonia com a natureza’ em evento ecumênico no Vaticano. Gospel Mais, 5 out. 2021. Disponível em: https://noticias.gospelmais.com.br/abner-ferreira-harmonia-natureza-evento-vaticano-149702.html#google_vignette. Acesso em: 5 fev. 2024.
COELHO, Jorge Lima. A ressocialização de ex-dependentes químicos e os cuidados com a natureza [mar. 2024]. Entrevistador: Silas Teodoro da Conceição. Rio de Janeiro: Assembleia de Deus em Cosmos, 2024.
FERREIRA, Abner de Cássio. A importância da ecologia segundo a perspectiva da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Ministério de Madureira [mar. 2024]. Entrevistador: Silas Teodoro da Conceição. Rio de Janeiro: Rio Centro, 2024.
FERREIRA, Abner de Cássio. A missão de cuidar. In: JÚNIOR, Maurício A. Guia fé no clima: Evangelhos. Rio de Janeiro: ISER, 2022. p. 31.
GALLO, Zildo. Economia, ecologia e ética. Itu: Ottoni, 2007.
GOMES, Gesiel. Bíblia para pregadores e líderes. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2019.
JUNGES, José Roque. Ecologia e criação: resposta cristã à crise ambiental. São Paulo: Loyola, 2001.
KAISER JÚNIOR, Walter Courtlandt. O cristão e as questóes éticas da atualidade: um guia bíblico para pregação e ensino. São Paulo: Vida Nova, 2016.
MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2005.
MARQUES FILHO, Luiz César. Captalismo e colapso ambiental. 3. ed. Campinas: Editora Unicamp, 2018.
MELO, Esdra Cabral de. Escatologia pentecostal: a revelação sistematizada na teologia pentecostal. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2021.
MORI, Paulo. Curso básico de preparação de obreiros. Joinville: Clube de Autores, 2014.
OLIVEIRA, Rodrigo Pires de. Apocalipse sem judaísmo. Joinville: Clube de Autores, 2019.
PORTO, Marcelo Firpo de Souza. Uma ecologia política dos riscos: princípios para integrarmos o local e o local na promoção da saúde e da justiça ambiental. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012.
RIBEIRO, Claudio de Oliveira. Libertação e gratuidade: reflexões teológicas sobre a espiritualidade. São Paulo: Paulinas, 2013.
ROSA, André Luís da. Reflexões sobre teologia pentecostal e ecologia. Revista de Teologia e Ciências das Religiões, Vitória, v. 5, n. 2, p. 270-284, dez. 2017. Disponível em: https://revista.fuv.edu.br/index.php/unitas/article/view/539. Acesso em: 5 fev. 2024.
SCHLINDWEIN, Marcelo Nascimento. Meio ambiente, ecologia e o golpe de 2016: provocações e denúncia sobre uma tragédia anunciada. Curitiba: Appris, 2022.
SEMADEM MISSÕES. Inauguração do templo em Burkina Faso – Ministério de Madureira, 2019. YouTube, 7 fev. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0tw7RhMZZYI. Acesso em: 12 mar. 2024.
SHANLEY, Patrícia; MEDINA, Gabriel (Eds.). Frutíferas e plantas úteis na vida amazônica. Belém: Imazon, 2005.
SILVA, Severino Arruda da. Ecologia, religião e ensino ecológico do magistério da Igreja católic e da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil (de 1990 a 2015). 2018, 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2018.
SUSIN, Luiz Carlos. O tempo e a eternidade: a escatologia da criação. Petrópolis: Vozes, 2018.
UNGER, Nancy Mangabeira. O encantamento do humano: ecologia e espiritualidade. São Paulo: Loyola, 2000.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.