Padre Caetano Minette de Tillesse e a Renovação Carismática Católica: concepções, perspectivas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a11n18p116-130Parole chiave:
Caetano Minette de Tillesse, Renovação Carismática Católica, Espiritualidade, RessurreiçãoAbstract
O artigo propõe apresentar a relação do padre Gaëtan (Caetano) Minette de Tillesse (1925-2010) com a Renovação Carismática Católica (RCC) em suas dimensões espiritual, intelectual e pastoral. Foi construída uma leitura bibliográfica e documental de alguns escritos do referido religioso em diálogo com referências paralelas à temática, a fim de melhor aclarar o pensamento e contributos do padre Caetano para uma espiritualidade mais discernida e engajada no serviço ao próximo. A princípio, padre Caetano apresenta a RCC como dinamismo eclesial que resgata elementos essenciais do cristianismo obliterados pelo juridismo, moralismo e racionalismo ocidental – como dons, carismas e ministérios – e propõe um conhecimento mais profundo e crítico da Bíblia como instrumento imprescindível na nova evangelização do mundo na realidade pós-Concílio Vaticano II. Considera ainda que a RCC deve ser identificada sobretudo com as teologias da ressurreição, do corpo místico de Cristo e da vida nova no Espírito Santo. Por fim, chama-se atenção para uma espiritualidade autorreflexiva, que não deixe à margem a ação pastoral e social, solidarizando-se com as dores e sofrimentos do tempo presente, a fim de atingir todas as estruturas da vida humana e transformá-las pelo poder da ressurreição.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARARIPE, Zínia. Investida conservadora conta com “carismáticos”. O Povo, Fortaleza, p. 10, 27 set. 1988.
BÍBLIA de Jerusalém. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2004.
CIRILO DE JERUSALÉM. Catequeses mistagógicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM. Uma geração que ame a Bíblia. Comunidade Católica Shalom, 19 jul. 2007. Disponível em: https://comshalom.org/uma-geracao-que-ame-a-biblia/. Acesso em: 2 jan. 2023.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Orientações pastorais sobre a Renovação Carismática Católica. São Paulo: Paulinas, 1994.
CONSTITUIÇÃO do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Fortaleza, 1982.
CONSTITUIÇÃO do Instituto Religioso Nova Jerusalém. 2. ed. Fortaleza: Editora Nova Jerusalém, 2002.
DURRWELL, François-Xavier. A ressurreição de Jesus: mistério da salvação. São Paulo: Herder; Loyola, 1969.
FRANCISCO. Vigília de Pentecostes por ocasião do jubileu de ouro da Renovação Carismática Católica. Santa Sé, 3 jun. 2017. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2017/june/documents/papa-francesco_20170603_veglia-pentecoste.html. Acesso em: 5 fev. 2023.
LIMA, Narcélio Ferreira de (Org.). Um monge missionário: vida e obra de padre Caetano Minette de Tillesse. Rio Bonito: Cenáculo Universal, 2016.
MINETTE DE TILLESSE, Padre Caetano. A teologia da libertação à luz da Renovação Carismática. São Paulo: Loyola, 1982.
MINETTE DE TILLESSE, Padre Caetano. [Correspondência]. Destinatária: Irmã Débora. Fortaleza, 3 set. 1990.
MINETTE DE TILLESSE, Padre Caetano. [Correspondência]. Destinatário: Leonardo Boff. Fortaleza, 2 jul. 1986.
MINETTE DE TILLESSE, Padre Caetano. Eclesiologia. Fortaleza: Editora Nova Jerusalém, 1986. v. 1.
MINETTE DE TILLESSE, Padre Caetano. Eclesiologia. Fortaleza: Editora Nova Jerusalém, 2001. v. 2.
MINETTE DE TILLESSE, Padre Caetano. Hino da criação. Revista Bíblica Brasileira, Fortaleza, ano 1, v. 1, p. 5-6, 1984.
MINETTE DE TILLESSE, Padre Caetano. O sentido da RCC para a Igreja do terceiro milênio. Fortaleza, jun. 2000a. Manuscrito.
MINETTE DE TILLESSE, Padre Caetano. Retiro NJ: 24 a 27 de junho de 2000. Fortaleza, jul. 2000b. Manuscrito.
MINETTE DE TILLESSE, Padre Caetano. Um novo seminário de oração no Espírito Santo. Fortaleza: Editora Nova Jerusalém, 1987.
MÜHLEN, Heribert. Fé cristã renovada: carisma, espírito, libertação. São Paulo: Loyola, 1980.
NOGUEIRA, Maria Emmir Oquendo. Leve a sério sua vida espiritual: oração aos moldes de Teresa. 2. ed. Aquiraz: Edições Shalom, 2015.
PAULO VI. Constituição dogmática Lumen gentium sobre a Igreja. In : COSTA, Lourenço (Org.). Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965). São Paulo: Paulus, 1977.
PAULO VI. Decreto Apostolicam actuositatem sobre o apostolado dos leigos. In : COSTA, Lourenço (Org.). Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965). São Paulo: Paulus, 1977.
PAULO VI. Discours du pape Paul VI aux participants au IIIème Congrès International du Renouveau Charismatique Catholique. Santa Sé, 19 maio 1975. Disponível em: https://www.vatican.va/content/paul-vi/fr/speeches/1975/documents/hf_p-vi_spe_19750519_rinnovamento-carismatico.html. Acesso em: 29 jan. 2023.
PONTIFÍCIA COMISSÃO BÍBLICA. A interpretação da Bíblia na Igreja. 9. ed. São Paulo: Paulinas, 2010.
PORTELLA, Rodrigo. Renovação Carismática Católica e política: relações, interferências e tensões. Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, ano 15, n. 39, p. 644-657, set./dez. 2011. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20417/20417.PDF. Acesso em: 29 jan. 2023.
SILVEIRA, Aureliano Diamantino. Ungidos do Senhor na evangelização do Ceará (1700- 2004). Fortaleza: Premius, 2004. v. 1.
SUENENS, Léon-Joseph; CÂMARA, Helder. Renovação no Espírito e serviço ao homem. São Paulo: Paulinas, 1979.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.