O cisma na Igreja Católica Apostólica Romana e o nascimento da Igreja ortodoxa: uma releitura histórica e as tentativas de reaproximação
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a9n15p274-285Parole chiave:
Cisma. Igreja católica. Igreja ortodoxa. Diálogo.Abstract
Este artigo expõe os acontecimentos que levaram ao grande cisma entre o Ocidente e o Oriente cristão em 1054, assim como procura rever o que fizeram as igrejas na tentativa de se reaproximarem e restabelecerem a sonhada unidade que, nestes tempos, é ainda mais almejada graças à força e à influência que possui o atual líder da Igreja católica, o papa Francisco. Desde o Concílio Vaticano II (1962-1965), a Igreja católica aprendeu a não se fechar em torno de si mesma, mas se abrir ao diálogo com o mundo contemporâneo. Neste sentido, uma das portas de entrada para a reaproximação entre as igrejas, extrapolando as doutrinas, pode ser aqueles anseios próprios de toda a humanidade, tais como a paz, a concórdia e a fraternidade. Tudo depende, porém, do esforço dos líderes.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALBERIGO, Giuseppe. O Concílio Vaticano II (1962-1965). In: ALBERIGO, Giuseppe (Org.). História dos concílios ecumênicos. São Paulo: Paulus, 1995. p. 393-442.
COMBY, Jean. Para ler a história da Igreja. São Paulo: Loyola, 1993. v. 1.
DECLARAÇÃO conjunta do papa Paulo VI e do patriarca Atenágoras de Constantinopla. Ecclesia, 7 dez. 1965. Disponível em: <http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/dialogo_ecumenico/declaracao-conjunta-paulo-vi-e-athenagoras.html>. Acesso em: 8 ago. 2021.
FRANCISCO. Celebração ecumênica por ocasião do 50º aniversário do encontro em Jerusalém entre o papa Paulo VI e o patriarca Atenágoras. A Santa Sé, 25 maio 2014. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2014/may/documents/papa-francesco_20140525_terra-santa-celebrazione-ecumenica.html>. Acesso em: 16 set. 2021.
FRANCISCO. Discurso do papa Francisco aos participantes da plenária do Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. A Santa Sé, 10 nov. 2016a. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2016/november/documents/papa-francesco_20161110_plenaria-unita-cristiani.html>. Acesso em: 16 set. 2021.
FRANCISCO. Palavras do santo padre após a assinatura da declaração comum com o patriarca Kirill. A Santa Sé, 12 fev. 2016b. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2016/february/documents/papa-francesco_20160212_dichiarazione-comune-kirill.html#Palavras_do_Santo_Padre>. Acesso em: 10 ago. 2021
HORTAL, Jesús. E haverá um só rebanho: história, doutrina e prática católica do ecumenismo. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1996.
IRVIN, Dale; SUNQUIST, Scott W. História do movimento cristão mundial. São Paulo: Paulus, 2004.
JOÃO PAULO II. Carta encíclica Ut unum sint: sobre o empenho ecumênico. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2004.
MCBRIEN, Richard P. Os papas: os pontífices de São Pedro a João Paulo II. São Paulo: Loyola, 2000.
MORINI, Enrico. Os ortodoxos: o Oriente do Ocidente. São Paulo: Paulinas, 2005.
PROCH, Umberto. A união no Segundo Concílio de Lião e no Concílio de Ferrara-Florença-Roma. In: ALBERIGO, Giuseppe (Org.). História dos concílios ecumênicos. São Paulo: Paulus, 1995. p.279-314.
RIBEIRO, Antônio L. O pontificado de Francisco em perspectiva ecumênica. Caminhos de Diálogo, Curitiba, ano 6, n. 8, p. 31-41, jan./jun. 2018. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/caminhosdedialogo/article/view/24605/23113>. Acesso em: 10 ago. 2021.
ROPS, Daniel. A Igreja dos tempos bárbaros. São Paulo: Quadrante, 1991.
SANCHEZ, Wagner L. Pluralismo religioso: as religiões no mundo atual. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2010.
SOUZA, Ney. História da Igreja: notas introdutórias. Petrópolis: Vozes, 2020.
WARE, Kallistos. A santa Igreja ortodoxa. Ecclesia, [1963]. Disponível em: <http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/igreja_ortodoxa/a_igreja_ortodoxa_historia7.html>. Acesso em: 7 ago. 2021.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.