Sobre o que precisamos conversar pelo caminho? Campanha da Fraternidade Ecumênica em tempos de fundamentalismos: aprendizados e desafios para o movimento ecumênico
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a9n14p47-57Parole chiave:
Ecumênico. Diálogo. Evangelização. Igrejas. Ecumenismo.Abstract
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 que teve como tema Fraternidade e diálogo: compromisso de amor e lema Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade (Ef 2,14). Esta foi a quinta edição ecumênica da Campanha da Fraternidade, realizada todos os anos, no período da quaresma, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No entanto, foi a primeira vez que a CFE foi alvo de intensos ataques e tensionamentos internos – em parte pelas próprias igrejas que estiveram envolvidas na sua realização. Analisar estes ataques e tensionamentos, meses após a realização da campanha, é um exercício para compreender a atual conjuntura interna das igrejas ecumênicas e do próprio movimento ecumênico brasileiro, procurando identificar os prejuízos, os aprendizados e desafios que esta experiência apresenta. O artigo está dividido em três partes. A primeira apresenta os objetivos da campanha, a justificativa para a escolha do tema e as igrejas participantes; a segunda parte contextualiza as reações ao texto-base; e a terceira identifica aprendizados e desafios.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BUBER, Martin. Do diálogo ao dialógico. São Paulo: Perspectiva, 2014.
CENTRO CULTURAL DOM BOSCO. Campanha da Fraternidade 2021: a revolução contra a fé. YouTube, 10 fev. 2021a. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cm0n1AiExt8&t=20s>. Acesso em: 31 maio 2021.
CENTRO CULTURAL DOM BOSCO. Saiba quem está por trás da Campanha da Fraternidade! YouTube, 5 fev. 2021b. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Uc8Slv0hvJU>. Acesso em: 31 maio 2021.
CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL; CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021: texto-base. Brasília: Edições CNBB, 2020.
ROCHA, João Cezar de Castro. Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas de um Brasil pós-político. Goiânia: Caminhos, 2021.
SINNER, Rudolf von. Compromisso com o ecumenismo de justiça – 30 anos da Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 43, n. 2, p. 126-136, jan./jun. 2003. Disponível em: <http://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/601>. Acesso em: 31 maio 2021.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.