Islã no Brasil: reflexões sobre educação e sociedade

Autori

DOI:

https://doi.org/10.7213/cd.a7n10p21-35

Abstract

Islã é uma religião brasileira tanto quanto o cristianismo. Ele está presente no Brasil desde os tempos coloniais. Ele tem características específicas (se manifestando como um ‘islã local’) e, ao mesmo tempo pertença a umma (se manifestando como um ‘islã transnacional’). Porém, a percepção do islã na educação e sociedade não é influenciada apenas pelo ‘islã local’. A geopolítica de ‘fim de história’ e ‘choque de civilizações’, acompanhados pelas construções do orientalismo e da islamofobia acabam sendo mediado por vozes seculares (a mídia) e vozes religiosas (igrejas evangélicas). Isso é contra o princípio fundamental do diálogo inter-religioso que uma religião deveria falar por si mesma. Hans Küng, Ghazi bin Muhammad e Miroslav Volf propõem um caminho para o diálogo inter-religioso com base em razões religiosas (teológicas), algo que frequentemente deixa sociedades seculares profundamente desconfortáveis, especialmente diante da orientalização do islã e a crescente islamofobia. Bin Muhammad e Volf sugerem que amar a Deus e ao próximo é compartilhado pelo islã e cristianismo e é à base de convivência e construção do bem comum – entre eles enquanto religiões, e entre outros – em sociedades plurais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2019-08-31

Come citare

McGeoch, G. (2019). Islã no Brasil: reflexões sobre educação e sociedade. Caminhos De Diálogo, 7(10), 21–35. https://doi.org/10.7213/cd.a7n10p21-35