Redescobrir o Evangelho: ressonâncias acerca do quarto imperativo ecumênico do documento Do conflito à comunhão
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a6n9p176-184Abstract
Este trabalho reúne ressonâncias acerca do documento Do conflito à comunhão que é um relatório da caminhada ecumênica entre católicos e luteranos, representados pelo Pontifício Conselho Para a Unidade dos Cristãos (PCPUC) da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) e pela Federação Luterana Mundial (FLM), sobre a comemoração conjunta dos 500 anos da Reforma iniciada com Lutero. Mais especificamente, o quarto imperativo ecumênico que trata da relação Igrejas-Evangelho-Ética, é recebido e pensado diante do contexto brasileiro atual. Nossa abordagem destaca o quarto imperativo ecumênico enquanto redescoberta do Evangelho para a atualidade no retorno às fontes, na catequese mistagógica; na promoção da unidade e do diálogo, e na força do Espírito Santo. Como resultado, compreende-se que uma caminhada conjunta entre católicos e luteranos pode ser sinal de esperança e unidade para a sociedade hodierna. Mais, a comemoração conjunta dos 500 anos da Reforma pode ser o ponto de partida para uma atuação ética e ecumênica efetiva e transformadora da sociedade.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BOFF, Clodovis. O livro do sentido: crise e busca de sentido hoje (parte crítico-analítica). São Paulo: Paulus, 2014. v. 1.
BOFF, Clodovis. Teologia e espiritualidade: por uma teologia que ilumine a mente e inflame o coração. Pistis e Praxis: teologia e pastoral, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 112-141, jan./abr. 2015.
Disponível em: < https://periodicos.pucpr.br/index.php/pistispraxis/article/view/12986/12314>. Acesso em: 20 mar. 2018.
DECLARAÇÃO conjunta sobre a doutrina da justificação. Declaração conjunta católica romana e Federação Luterana Mundial. Augsburgo, 31 de outubro de 1999. São Leopoldo: Sinodal; Brasília: CONIC; São Paulo: Paulinas, 1999.
GIESE, Nilton. Pentecostes. Portal luteranos, 16 maio 2016. Disponível em: <http://www.luteranos.com.br/textos/pentecostes-37957>. Acesso em: 11 nov. 2018.
PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A PROMOÇÃO DA UNIDADE DOS CRISTÃOS; FEDERAÇÃO LUTERANA MUNDIAL. Do conflito à comunhão. Comemoração conjunta católico-luterana da Reforma em 2017. Relatório da Comissão Luterana – Católico-Romana para a Unidade. Brasília: Edições CNBB; Sinodal, 2015.
SUENENS, Leo; CÂMARA, Hélder. Renovação no espírito e serviço ao homem. São Paulo: Paulinas, 1979.
WOLFF, Elias. Espiritualidade do diálogo inter-religioso: contribuições na perspectiva cristã. São Paulo: Paulinas, 2016.
WOLFF, Elias. O ecumenismo no horizonte do Vaticano II. Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, ano 15, n. 39, p. 403-428, set./dez. 2011. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20406/20406.PDF>. Acesso em: 20 mar. 2018.
ZEFERINO, Jefferson; BOFF, Clodovis. A humanidade de Deus como fundamento para uma espiritualidade ética. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 55, n. 1, p. 89-100, jan./jun. 2015.
Disponível em: <http://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/2418/2522>. Acesso em: 20 mar. 2018.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.