Suicídio e sofrimento humano: a ética do cuidado como prática religiosa
DOI :
https://doi.org/10.7213/cda12n21p191200Mots-clés :
Religião, Sofrimento, Ideação suicida, Sentido, CuidadoRésumé
Neste ensaio, realiza-se uma investigação teórica sobre a relação entre sofrimento e ideação suicida, com foco no impacto da ausência de sentido existencial como um fator desencadeante dessa patologia. O objeto de estudo é refletir sobre a ideação suicida em pessoas que enfrentam crises de sentido, com uma abordagem específica sobre como as comunidades de fé podem responder a esse sofrimento. O objetivo principal é propor a ética do cuidado, fundamentada no exemplo do bom samaritano, como uma prática religiosa que oferece proximidade e suporte, transformando a relação de afeto e presença em uma ferramenta de cura. O método utilizado parte de uma reflexão crítica e comparativa entre o sofrimento humano e os sofrimentos de Cristo, utilizando fontes teológicas, filosóficas e psicológicas. Através dessa análise, constrói-se uma teologia da presença, que visa entender como o cuidado pastoral pode atuar como uma resposta ao sofrimento profundo, gerando sentido e esperança. Os resultados alcançados indicam que a aplicação prática da ética do cuidado nas comunidades de fé pode promover ações morais concretas, aproximando a Igreja das pessoas que sofrem. Esse cuidado se manifesta no reconhecimento da dignidade do indivíduo e na transformação do sofrimento em esperança, estabelecendo um vínculo mais profundo entre a fé e o alívio das dores existenciais.
Téléchargements
Références
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 2. ed. São Paulo: Edipro, 2007.
AZEVEDO, Marco Antônio Oliveira. Eutanásia e suicídio assistido. In: TORRES, João Carlos Brum (Org.). Manual de ética: questões de ética teórica e aplicada. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
BARBOSA, Giorlando Laranjeira. O desenvolvimento da consciência moral pelo cuidado: uma nova hermenêutica para o discernimento de dilemas e conflitos éticos. 2019, 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Teologia) – Programa de Pós-Graduação em Teologia, Faculdades EST, São Leopoldo, 2019.
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2004.
BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela Terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
CATECISMO da Igreja católica. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
CLINEBELL, Howard J. Aconselhamento pastoral: modelo centrado em libertação e crescimento. 6. ed. São Leopoldo: Sinodal, 2016.
CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Carta Samaritanus bonus: sobre o cuidado das pessoas nas fases críticas e terminais da vida. Santa Sé, 14 jul. 2020. Disponível em: https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20200714_samaritanus-bonus_po.html. Acesso em: 1 jul. 2021.
DURKHEIM, Émile. O suicídio: estudo de Sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 25. ed. São Leopoldo: Sinodal, 2008.
HILLMAN, James. Suicídio e alma. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
KASPER, Walter. A misericórdia: condição fundamental do Evangelho e chave da vida cristã. São Paulo: Loyola, 2015.
OLIVEIRA ALVES, Flávia Jôse et al. The rising trends of self-harm in Brazil: an ecological analysis of notifications, hospitalisations, and mortality between 2011 and 2022. The Lancet Regional Health – Americas, Cambridge, v. 31, p. 1-11, mar. 2024. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lanam/article/PIIS2667-193X(24)00018-8/fulltext. Acesso em: 2 jul. 2024.
PLATÃO. Fédon. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2003.
TOMÁS DE AQUINO. Suma teológica. 2. ed. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1980. v. 2.
TORRES, João Carlos Brum (Org.). Manual de ética: questões de ética teórica e aplicada. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
VIDAL, Marciano. Psicologia do sentido moral. Aparecida: Santuário, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Editora Universitária Champagnat 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.