A casa comum: o bem de toda humanidade
DOI :
https://doi.org/10.7213/cd.a11n19p170-183Mots-clés :
Ecumenismo, Ecologia, Anglicanismo, Catolicismo romano, CriaçãoRésumé
O presente artigo tem como proposta provocar uma reflexão sobre a casa comum, a oikos, e como a temática tem sido contemplada pelas diferentes tradições cristãs ao longo da história. Nunca se fez tão urgente um olhar retrospectivo e a busca por uma espiritualidade que seja ecumênica e ecológica. Para tanto, faz-se necessária uma nova chave hermenêutica diante da teologia da criação, tendo a pessoa humana não como dominadora ou destinada a consumir e usufruir dos bens naturais, como se fossem infinitos, como propõe o espírito capitalista. Mas, sim, encontrar no humano um cuidador de toda a espécie viva com a responsabilidade de deixar a casa comum como legado às gerações futuras. As referências usadas apresentarão o pano de fundo que traz a questão ecológica para o centro da discussão teológica, levando-nos à compreensão de que a casa comum foi usurpada como casa particular. Seus limites, quando explorados com toda a intensidade, geram o lucro de poucos e o extermínio de muitos, principalmente dos mais frágeis, desafiando o pensamento teológico, principalmente na América Latina e no Caribe a ser uma voz profética, numa perspectiva ecumênica e inter-religiosa que proclame que a casa comum é um bem para toda família humana.
Téléchargements
Références
ANGLICAN CHURCH OF SOUTHERN AFRICA. Care for creation: manual for confirmation and youth groups. Cidade do Cabo, 2019.
AQUINO, Tomás de. Suma teológica. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2009. v. 1.
BEOZZO, Oscar (Org.). História geral da Igreja na América Latina: segunda época – século XIX. Petrópolis: Vozes, 1985.
CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Constituição pastoral Gaudium et spes: sobre a Igreja no mundo de hoje. In: VIER, Frederico (Coord.). Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 143-200.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Conclusões da conferência de Puebla – texto oficial: evangelização no presente e no Futuro da América Latina. São Paulo: Paulinas, 1979.
CHRISTIAN AID; CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL. Água para a vida: ação ecumênica por direitos e bens comuns no Brasil e na América Latina. Brasília: CONIC, 2020.
DOCTRINE in the Church of England. The 1938 report. Londres: SPCK, 1938.
DUSSEL, Enrique. Hipótese para uma história da Teologia na América Latina. In: BEOZZO, Oscar (Org.). História geral da Igreja na América Latina: segunda época – século XIX. Petrópolis: Vozes, 1985.
ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Porto: Afrontamento, 1975.
FORTE, Bruno. Teologia da história: ensaios sobre a revelação, o início e a consumação. São Paulo: Paulus, 1995.
FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas: 2015.
HOORNAERT, Eduardo, DUSSEL, Enrique (Orgs). História geral da Igreja na América Latina: tomo 2. Petrópolis: Vozes, 1977.
IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL. Livro de oração comum: administração dos sacramentos e outros ritos e cerimônias conforme a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil com o saltério e seleção de Salmos litúrgicos. Porto Alegre, 2015.
IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL. Livro de oração comum: forma abreviada e atualizada com Salmos litúrgicos. Porto Alegre: Metrópole, 1987.
JOÃO XXIII. Mater et magistra. Rio de Janeiro: José Olympio, 1963.
JOSAPHAT, Carlos. Bartolomeu de las Casas: espiritualidade contemplativa e militante. São Paulo: Paulinas, 2008.
KICKHÖFEL, Oswaldo. Notas para uma história da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Porto Alegre: Metrópole, 1995.
MARASCHIN, Jaci Correa. A beleza da santidade: ensaios de liturgia. São Paulo: ASTE, 1996.
MARASCHIN, Jaci Correa. O espelho da transparência: o Credo niceno-constantinopolitano e a teologia latino-americana. Rio de Janeiro: CEDI, 1989.
MOORMAN, John Richard Humpidg. A history of the Church in England. 3. ed. Harrisburg: Morehouse, 1980.
OLIVEIRA, Pedro. Religião e dominação de classes: gênese, estrutura e função do catolicismo romano no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1985.
RAHNER, Karl. Curso fundamental da fé. São Paulo: Paulus, 1989.
REILY, Duncan. História documental do protestantismo no Brasil. São Paulo: ASTE, 1984.
SANTOS, Benedito Tadeu dos. Sítio Caldeirão: a violência institucional contra uma comunidade fraterna (1889-1937). Região do Cariri/Ceará. 2014, 243 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Programa de Estudos Pós-Graduados em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
TEMPO DA CRIAÇÃO. Guia de celebração Tempo da Criação: que a justiça e a paz fluam. Roma: União Internacional das Superioras Gerais, 2023.
THOMPSON, Edward Palmer. A formação da classe operária inglesa I: a árvore da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
THOMPSON, Edward Palmer. A formação da classe operária inglesa II: a maldição de Adão. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
TUTU, Desmond. Deus não é cristão e outras provocações. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2012.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Editora Universitária Champagnat 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.