Espiritualidade ecológica integral a partir dos povos indígenas

Auteurs

  • Antônio Lopes Ribeiro

DOI :

https://doi.org/10.7213/cd.a9n15p248-260

Mots-clés :

Religião. Ecologia. Espiritualidade. Sustentabilidade.

Résumé

Em um contexto em que a humanidade se desintegra rapidamente, a sustentabilidade da vida no planeta constitui uma necessidade e finalidade primária, para a qual convergem as religiões mundiais. Isto faz com que as religiões se aproximem, consolidando-se cada vez mais a consciência de que habitamos uma casa comum e temos como bandeira a luta por um mundo sustentável. O continente latino-americano é mundialmente conhecido por suas imensas florestas, com uma rica biodiversidade, cuja preservação se deve aos povos originários que o habitam, há milhares de anos. Com eles temos muito a aprender sobre a preservação da natureza, e é disso que trata este artigo, valendo-nos de uma pesquisa bibliográfica, para verificarmos no imaginário dos povos indígenas, elementos constitutivos para uma espiritualidade ecológica integral, a única capaz de conscientizar os povos de que só sobrevivemos se a Terra vive.

.  

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BARROS, Marcelo. Ecologia: uma dívida das religiões – correção ecológica da espiritualidade clássica. In: VIGIL, José M.; CASALDÁLIGA, Pedro. Salvemo-nos com o planeta: Agenda Latino-Americana Mundial 2010. São Paulo: Ave Maria, 2010. p. 224-225.

BETTO, Frei. Um novo olhar sobre o universo: a partir de novos paradigmas científicos. In: VIGIL, José M.; CASALDÁLIGA, Pedro. Salvemo-nos com o planeta: Agenda Latino-Americana Mundial 2010. São Paulo: Ave Maria, 2010. p. 36.

BITTENCOURT, Raquel P. A busca do paraíso mitológico pela cultura indígena guarani e afro-americana. Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 2, n. 1, p. 59-68, jan./abr. 2008. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/974>. Acesso em: 19 out. 2021.

BOFF, Leonardo. O viver melhor ou o bem viver? In: VIGIL, José M.; CASALDÁLIGA, Pedro (Orgs.). Bem viver: bem conviver – Agenda Latino-Americana Mundial 2012. Goiânia: Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, 2012. p. 66.

BOFF, Leonardo. Teologia sob o signo da transformação. In: SUSIN, Luiz C. (Org.). O mar se abriu: trinta anos de teologia na América Latina. São Paulo: SOTER; Loyola, 2000. p. 233-240.

BREMER, Margot. O princípio comunitário da teologia e a sabedoria guarani. IHU On-line, 5 out. 2012. Disponível em: <http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/4682-margot-bremer>. Acesso em: 19 out. 2021.

CHAMBE, Juan J. Ta. O regresso à Pachamama: racionalidade indígena e Mãe Terra. In: VIGIL, José M.; CASALDÁLIGA, Pedro. Salvemo-nos com o planeta: Agenda Latino-Americana Mundial 2010. São Paulo: Ave Maria, 2010. p. 44-45.

CHIA, Edmund Kee-Fook. A teologia interconfessional é possível? In: VIGIL, José M. (Org.). Por uma teologia planetária. São Paulo: Paulinas, 2011. p. 93-100.

CODINA, Victor. A teologia latino-americana na encruzilhada. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 31, n. 84, p. 181-200, maio/ago. 1999. Disponível em: <http://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/672/1097>. Acesso em: 19 out. 2021.

FLORES, Lucio P. Adoradores do sol: reflexões sobre a religiosidade indígena. Petrópolis: Vozes, 2003.

FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.

GEFFRÉ, Claude. O lugar das religiões no plano da salvação. In: TEIXEIRA, Faustino (Org.). O diálogo inter-religioso como afirmação da vida. São Paulo: Paulinas, 1997. p. 111-138.

HERNÁNDEZ, Eleazar L. La teología india en la globalización actual. In: SUSIN, Luiz C. (Org.). O mar se abriu: trinta anos de teologia na América Latina. São Paulo: SOTER; Loyola, 2000. p. 109-114.

HERNÁNDEZ, Eleazar L. O bem viver e uma teologia indígena. IHU On-line, 5 out. 2012. Disponível em: <http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/4681-eleazar-lopez-hernandez-3>. Acesso em: 19 out. 2021.

HERNÁNDEZ, Eleazar L. Teologias índias de hoje. In: SILVA, Antônio A. (Org.). Teologia afro-americana: II Consulta Ecumênica de Teologia e Culturas Afro-Americana e Caribenha. São Paulo: Paulus, 1997. p. 99-119.

IRARRÁZAVAL, Diego. De baixo e de dentro: crenças latino-americanas. São Bernardo do Campo: Nhanduti Editora, 2007.

IRARRÁZAVAL, Diego. Reimplantação teológica na fé indígena. In: ASSOCIAÇÃO ECUMÊNICA DE TEÓLOGOS(AS) DO TERCEIRO MUNDO (Orgs.). Pelos muitos caminhos de Deus: desafios do pluralismo religioso à teologia da libertação. Goiás: Rede, 2003. p. 85-96.

IRARRÁZAVAL, Diego. Salvação indígena e afro-americana. In: VIGIL, José M.; TOMITA, Luiza E.; BARROS, Marcelo (Orgs.). Teologia pluralista libertadora intercontinental. São Paulo: Paulinas, 2008. p. 61-88.

IRARRÁZAVAL, Diego. Vertientes teológicas actuales: balance desde abajo, adentro, adelante. In: SUSIN, Luiz C. (Org.). O mar se abriu: trinta anos de teologia na América Latina. São Paulo: SOTER; Loyola, 2000. p. 97-108.

IRIARTE, Gregório. Bem viver, o grande paradigma indígena. In: VIGIL, José M.; CASALDÁLIGA, Pedro (Orgs.). Bem viver: bem conviver – Agenda Latino-Americana Mundial 2012. Goiânia: Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, 2012. p. 41.

MELIÀ, Bartolomeu. A experiência religiosa guarani. In: MARZAL, Manuel M. (Org.). O rosto índio de Deus. Petrópolis: Vozes, 1989. p. 293-357.

PANIKKAR, Raimon. El silencio del Buddha: una introducción al ateísmo religioso. Madrid: Ediciones Sinuela, 2005.

REGAZZONI, Quinto. A relação entre o reino pregado por Jesus e o conceito de vida boa dos povos indígenas. IHU On-Line, 23 ago. 2010. Disponível em: <http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/3441-quinto-regazzoni>. Acesso em: 19 out. 2021.

ROJAS, Marilú. Espiritualidade: uma atitude perante a vida e seus desafios. IHU On-line, 5 out. 2012. Disponível em: <http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/4685-marilu-rojas>. Acesso em: 19 out. 2021.

SOUZA, Luiz A. G. As religiões e o desafio da vida. In: TEIXEIRA, Faustino (Org.). O diálogo inter-religioso como afirmação da vida. São Paulo: Paulinas, 1997. p. 15-30.

SUESS, Paulo. Outro mundo... Já existe! Cinco lições dos povos indígenas. In: VIGIL, José M.; CASALDÁLIGA, Pedro (Orgs.). Como deveria ser o “outro mundo possível”: Agenda Latino-Americana Mundial 2004. São Paulo: Loyola, 2004.

SUESS, Paulo. Virá que eu vi. In: VIGIL, José M.; CASALDÁLIGA, Pedro (Orgs.). Bem viver: bem conviver – Agenda Latino-Americana Mundial 2012. Goiânia: Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, 2012. p. 42-43.

TAMAYO, Juan José. Otra teología es posible: pluralismo religioso, interculturalidad y feminismo. Espanha: Herder, 2011.

VIGIL, José M. Cuidado com o planeta e eco-espiritualidade. In: VIGIL, José M.; CASALDÁLIGA, Pedro (Orgs.). Ecologia integral: reconverter tudo – Agenda Latino-Americana Mundial 2017. Goiânia: Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, 2017. p. 222-223.

VIGIL, José M. Epílogo – teologia pluralista: os dados, as tarefas, sua espiritualidade. In: VIGIL, José M.; TOMITA, Luiza E.; BARROS, Marcelo (Orgs.). Teologia pluralista libertadora intercontinental. São Paulo: Paulinas, 2008. p. 367-382.

VIGIL, José M. Fazem falta novas imagens religiosas: algumas imagens tradicionais estão gastas e até são prejudiciais. In: VIGIL, José M.; CASALDÁLIGA, Pedro (Orgs.). Que Deus? Que religião? Agenda Latino-Americana Mundial 2011. São Paulo: Ave-Maria, 2011. p. 228-229.

VIGIL, José M. Sumak kawsay e reino de Deus. O que diz o “sumak kawsay” indígena ao “reino de Deus” de Jesus de Nazaré? In: VIGIL, José M.; CASALDÁLIGA, Pedro (Orgs.). Bem viver: bem conviver – Agenda Latino-Americana Mundial 2012. Goiânia: Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, 2012. p. 154-155.

VIGIL, José M.; CASALDÁLIGA, Pedro (Orgs.). Liberdade, liberdade: Agenda Latino-Americana 2014. Goiânia: Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, 2014.

WOLFF, Elias. Espiritualidade do diálogo inter-religioso. São Paulo: Paulinas, 2016.

Téléchargements

Publiée

2021-11-28

Comment citer

Ribeiro, A. L. (2021). Espiritualidade ecológica integral a partir dos povos indígenas. Caminhos De Diálogo, 9(15), 248–260. https://doi.org/10.7213/cd.a9n15p248-260