A dimensão pedagógica do diálogo: encontros e reencontros no caminho de uma fraternidade sororal
DOI :
https://doi.org/10.7213/cd.a9n14p9-17Mots-clés :
Pedagogia do diálogo. Sororidade. Fraternidade. Educação.Résumé
As relações em um mundo plural colocam em evidência a necessidade e a urgência do diálogo. Este, por sua vez, não se resume a uma prática externa que envolve códigos linguísticos e simbólicos, mas afeta as identidades em relação. Tal premissa permite pensar a dialogicidade como uma experiência aprendente, na qual os sujeitos e contextos vão se transformando à medida em que protagonizam autênticos encontros e reencontros. Como princípio que sustenta a proposta de uma pedagogia do diálogo, o horizonte da fraternidade e sororidade orienta para uma educação das individualidades que considera a interdependência e a corresponsabilidade entre humanidade, natureza e sociedade. Enquanto processos vitais, as aprendizagens envolvidas consideram, sobremaneira, o cotidiano, bem como o engajamento de todos e todas na tessitura de processos que se sustentam na escuta atenta, ativa e permanente. Nesse percurso, as tradições religiosas e espiritualidades oferecem um contributo singular ao tempo que atuam como mobilizadoras de experiências e narrativas que integram interioridade e solidariedade.
Téléchargements
Références
ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Campinas: Papirus, 2015.
ASSMANN, Hugo. Reencantar a Educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1999.
BESSA, Bráulio. A corrida da vida. Bráulio Bessa, 20 nov. 2018. Disponível em: <https://www.brauliobessa.com/post/a-corrida-da-vida>. Acesso em: 20 maio 2021.
COLET, Raquel de Fátima. Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil: uma análise histórico-teológica. 2020, 291 f. Tese (Doutorado em Teologia) – Escola de Educação e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2020.
CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL; CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021: texto-base. Brasília: Edições CNBB, 2020.
DUNKER, Christian; THEBAS, Cláudio. O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas. São Paulo: Planeta, 2019.
FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.
FRANCISCO. Exortação apostólica Evangelii gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.
FRANCISCO. Mensagem do papa Francisco para o lançamento do Pacto Educativo. A Santa Sé, 12 set. 2019. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/pont-messages/2019/documents/papa-francesco_20190912_messaggio-patto-educativo.html>. Acesso em: 17 maio 2021.
FRANCISCO. Carta encíclica Fratelli tutti: sobre a fraternidade e a amizade social. São Paulo: Paulinas, 2020.
FRANCISCO; AHMAD AL-TAYYEB. Documento sobre a fraternidade humana: em prol da paz mundial e da convivência comum. A Santa Sé, 4 fev. 2019. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/francesco/pt/travels/2019/outside/documents/papa-francesco_20190204_documento-fratellanza-umana.html>. Acesso em: 14 maio 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2015.
PACTO Educativo Gloral: instrumentum laboris. Roma, 2019. Disponível em: <https://www.educationglobalcompact.org/resources/Risorse/instrumentum-laboris-pt.pdf>. Acesso em: 19 maio 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.