O conceito de missão integral na Teologia e a responsabilidade ecológica da Igreja cristã
DOI :
https://doi.org/10.7213/cd.a7n11p139-149Mots-clés :
Teologia. Missão integral. Cristianismo. Consciência ambiental. Responsabilidade ecológica.Résumé
O presente artigo tem por escopo abordar a responsabilidade ecológica como uma das principais missões do meio cristão evangélico. A objetivação deste texto busca trazer um panorama geral a respeito da missão integral, tendo como um dos primeiros expoentes o encontro celebrado em Lausanne em 1974 (Lausanne I), como o realizado em 1989 (Lausanne II), onde se discute o conceito de tal missão, abordando o objetivo de Cristo não ser a salvação unicamente da alma, mas sim uma perspectiva ampliada, alcançando a integralidade humana e os vários âmbitos da sociedade, inclusive sua relação com o meio ambiente. Após a análise desses temas, tem-se a percepção prática de como as igrejas poderão efetivar esses princípios no âmbito ecológico, ampliando o ensino pela educação ambiental. O entendimento do evangelismo com intuito redentor ampliado, isto é, buscando a salvação completa da alma, corpo e relações sociais dos seres humanos, pode vir a ampliar a atuação dos cristãos na sociedade. Constatou-se por fim, devido à relação da missão integral diretamente com a agenda ecológica, as possibilidades de uma nova visão conjuntural e renovadora dos conceitos pétreos das igrejas, onde é possível a manutenção das suas convicções históricas e necessária uma postura inovadora ao tratar de problemas sociais.
Téléchargements
Références
BARRO, Antônio Carlos. Revisão do marco da missão integral. In: VISÃO MUNDIAL (Org.). Missão integral: proclamar o reino de Deus, vivendo o evangelho de Cristo. Belo Horizonte: Ultimato, 2004.
BARTHOLOMEW, Craig C.; GOHEEN, Michael W. O drama das escrituras: encontrando o nosso lugar na história bíblica. São Paulo: Vida Nova, 2017.
BRASIL. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 27 abr. 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm>. Acesso em: 20 out. 2019.
ESCOBAR, Samuel. A responsabilidade social da Igreja. In: STEUERNAGEL, Valdir Raul. A serviço do reino: um compêndio sobre a missão integral da igreja. Belo Horizonte: Missão Editora, 1992.
KELLER, Timothy. Justiça generosa: a graça de Deus e a justiça social: São Paulo: Vida Nova, 2013.
MOVIMENTO DE LAUSANNE. Consulta global Lausanne sobre o cuidado com a criação e o Evangelho: chamado à ação. Movimento de Lausanne, nov. 2012. Disponível em: <https://www.lausanne.org/pt-br/recursos-multimidia-pt-br/declaracao-da-consulta-pt-br/cuidado-com-a-criacao-chamado-a-acao>. Acesso em: 16 out. 2019.
MOVIMENTO DE LAUSANNE. Pacto de Lausanne. Movimento de Lausanne, 1974. Disponível em: <https://www.lausanne.org/pt-br/recursos-multimidia-pt-br/pacto-de-lausanne-pt-br/pacto-de-lausanne>. Acesso em: 15 out. 2019.
LOPES, Augustus Nicodemus Gomes. Ecologia: uma perspectiva cristã-reformada. eJesus: cristianismo on-line. Disponível em: <https://ejesus.com.br/ecologia-uma-perspectiva-crista-reformada/>. Acesso em: 20 out. 2019.
LOPES, Fabricio Roger de Souza. Missão integral: uma perspectiva teológica da prática do evangelho na vida das igrejas. 2007, 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teologia) – Faculdade de Teologia, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
PADILLA, René. O que é missão integral? Viçosa: Ultimato, 2009.
STOTT, John. Cristianismo equilibrado. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1982.
STOTT, John. O discípulo radical. Viçosa: Ultimato, 2011.
WRIGHT, Christopher J. H. A missão do povo de Deus: uma teologia bíblica da missão da igreja. São Paulo: Vida Nova, 2012.
WUNENBURGER, Jean-Jacques. Antropología del imaginario. Buenos Aires: Del Sol, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.