O surgimento interconfessional do movimento milerita e dos adventistas do sétimo dia
DOI :
https://doi.org/10.7213/cd.a5n7p63-71Mots-clés :
Reforma Protestante. Interconfessionalidade. Movimento milerita. Igreja Adventista do Sétimo Dia. Diálogo ecumênico.Résumé
A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) considera que sua procedência histórica remonta ao movimento milerita, a Wesley e aos reavivamentos evangélicos do século XVIII, aos anabatistas, aos reformadores protestantes, aos lolardos e valdenses, à Igreja Celta da Irlanda e Escócia, à Igreja perseguida dos três primeiros séculos da era cristã e a Jesus e os apóstolos. O presente artigo tematiza a compreensão adventista enquanto fruto e continuadora da Reforma Protestante e o surgimento interconfessional do movimento milerita e dos adventistas. Objetivamente, elencam-se as influências recebidas pelos adventistas – e que passam a integrar seu sistema de crenças – de uma série de grupos cristãos que o antecedem desde e antes da reforma e, pela consideração de que a IASD se constitui como herdeira direta do movimento milerita, que incluía cristãos de diversas denominações, liderados por Guilherme Miller, entende-se a origem dos adventistas enquanto esforço interconfessional. O trabalho categoriza-se como pesquisa bibliográfica baseada na literatura histórico-teológica adventista. Conclui-se que a presente revisão da história adventista permite identificar subsídios que podem contribuir para a inserção da IASD no diálogo ecumênico.
Téléchargements
Références
ASSOCIAÇÃO GERAL DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA. Declarações da Igreja: aborto, assédio sexual, homossexualismo, clonagem, ecumenismo e outros temas atuais. 3. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2012.
ASSOCIAÇÃO MINISTERIAL DA ASSOCIAÇÃO GERAL DOS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA (Org.). Nisto cremos: as 28 crenças fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia. 8. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2011.
DARIUS, Fábio Augusto. O reavivamento milerita (1831-1844): esperando Cristo voltar... Protestantismo em Revista, São Leopoldo, v. 18, p. 56-65, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www3.est.edu.br/nepp/revista/018/ano08n1_05.pdf>. Acesso em: 20 set. 2017.
FUCKNER, Ismael. A Igreja Adventista do Sétimo Dia entre a modernidade e a pós-modernidade. Mosaico, Goiânia, v. 5, n. 2, p. 159-169, jul./dez. 2012.
HASEL, Frank M. O remanescente na teologia adventista contemporânea. In: RODRÍGUEZ, Ángel Manuel. Teologia do remanescente: uma perspectiva eclesiológica adventista. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2012, p. 160-180.
KNIGHT, George R. Adventismo: origem e impacto do movimento milerita. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2015.
______. Em busca de identidade: o desenvolvimento das doutrinas adventistas do sétimo dia. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2011.
______. Uma Igreja mundial: breve história dos adventistas do sétimo dia. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2000.
MAXWELL, C. Mervyn. História do adventismo. Santo André: Casa Publicadora Brasileira, 1982.
MUZYKINA, Yelena. Retrato de um mundo pluralista. Os desafios e oportunidades oferecidos pelo cenário da pós-modernidade à Igreja Adventista. Ministério, Tatuí, ano 86, n. 513, p. 28-30, jul./ago. 2014. Disponível em: <http://publicacoes.s3.amazonaws.com/materiais/2014/RevMinisterio3bim.pdf>. Acesso em: 11 set. 2017.
OLIVEIRA FILHO, José Jeremias. Formação histórica do movimento adventista. Estudos avançados, São Paulo, v. 18, n. 52, p. 157-179, set./dez. 2004.
QUESTÕES sobre doutrina: o clássico mais polêmico da história do adventismo. Notas e introdução histórica e teológica por George R. Knight. Ed. anotada. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2008.
SCHWARZ, Richard W.; GREENLEAF, Floyd. Portadores de luz: história da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2009.
SILVA, Marcos. A penetração da educação adventista no Brasil. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (Orgs.). Navegando pela história da educação brasileira. Campinas: HISTEDBR, 2006.
TIMM, Alberto R. Escatologia adventista do sétimo dia, 1844-2004. Breve panorama histórico. In: TIMM, Alberto R.; RODOR, Amin A.; DORNELES, Vanderlei (Eds.). O futuro: a visão adventista dos últimos acontecimentos. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2004. p. 265-302.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.