A simbologia sagrada nas alturas: honra a Trindade e honra a Maria
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a11n19p246-260Palabras clave:
Romaria em louvor a Santíssima Trindade, Morro dos Pireneus, Espaços sagrados, SimbologiaResumen
A pesquisa aqui apresentada analisa a romaria em louvor a Santíssima Trindade dos Pireneus, um evento do catolicismo popular que acontece há quase um século na região da Serra dos Pireneus, cerca de 20 quilômetros da cidade de Pirenópolis, Goiás. Aponta a romaria como acontecimento de iniciativa do devoto Christóvam José de Oliveira com a aprovação da Igreja e os acontecimentos que referenciam a festa como legado para a família do criador e para outros devotos. Trata das edificações dos espaços sagrados, suas finalidades e as transformações no percurso da festa. Aborda a importância do Morro dos Pireneus e o mito criador para a instituição da romaria. Destaca a Santíssima Trindade e Nossa Senhora D’Abadia – enquanto santidades homenageadas na Festa dos Pireneus – bem como a história e aquisição das respectivas imagens, objetivando compreender as simbologias relacionadas aos aspectos que envolvem o sagrado manifestado nas elevações que compõem o espaço festivo.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Maria das Graças Ferreira de. Pequenas romarias para pequenos santos: um estudo sociográfico do Dia de Finados. 2009, 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
BÍBLIA de Jerusalém. Ed. rev. e ampl. São Paulo: Paulus, 2019.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Prece e benção: espiritualidades religiosas no Brasil. Aparecida: Santuário, 2009.
CORDEIRO, Maria Paula Jacinto. Quotidiano e religiosidade: ressignificação de práticas romeiras a partir estudo de caso no Nordeste brasileiro. In: CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 5., 2008, Lisboa. Anais... Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2008. Disponível em: https://associacaoportuguesasociologia.pt/vicongresso/pdfs/184.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.
D’ABADIA, Maria Idelma Vieira. Diversidade e identidade religiosa: uma leitura especial dos padroeiros e seus festejos em Muquém, Abadiânia e Trindade-GO. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos: ensaio e simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
JAYME, Jarbas. Famílias pirenopolinas. Goiânia: UFG, 1973. v. 2.
JAYME, Jarbas; JAIME, José Sisenando. Casa de Deus, casa dos mortos. Goiânia: Editora da Universidade Católica de Goiás, 2002. v. 1.
O CRUZEIRO. Os primeiros exploradores do Planalto Central. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, p. 40-45, maio 1949.
ROSA, Wedmo Teixeira. As implicações sócio-espaciais das romarias no espaço urbano e regional de Milagres – BA. 2007, 215 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.
ROSENDAHL, Zeny. O sagrado e sua dimensão espacial. In: CASTRO, Iná Elias; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs.). Olhares geográficos: modo de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: UERJ, 2012. p. 73-99.
SILVA, Sirlene Alves da. Sob a luz do luar: natureza e religiosidade na Festa do Morro dos Pireneus/Pirenópolis-GO (1927-2019). 2020, 154 f. Dissertação (Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) – Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2020.
TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
VEIGA, Felipe Berocan. A Festa do Divino Espírito Santo em Pirenópolis, Goiás: polaridades simbólicas em torno de um rito. 2002, 220 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Editora Universitária Champagnat
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.