“Experiência mística” e “experiência pentecostal”: a experiência de Charles G. Finney como ponto de contato entre esses conceitos
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a11n18p103-115Palabras clave:
Experiência, Mística, FéResumen
Este artigo oferece uma conceituação de experiência mística em uma perspectiva cristã, buscando situar ou deslocar o assunto para o contexto protestante. Toma como exemplo uma biografia em particular, a do pregador avivalista e teólogo, Charles G. Finney (1792-1875). As religiões em geral são marcadas pela presença de experiências místicas profundas que foram fundamentais para dar forma a elas. Este artigo também destaca características similares entre a mística tal como descrita por autores católicos com a experiência pentecostal, o que abre o precedente para que se entenda essa experiência pentecostal ou experiências pentecostais como experiências místicas ou que minimamente guardam relação com a noção de experiência mística. Não é estranho para os autores deste artigo que Finney não deve ser considerado um pentecostal, já que isso implicaria um anacronismo. A despeito disso, Finney é um nome importante tanto para a teologia pentecostal como também para a própria identidade do pentecostalismo. Isto em função tanto de sua própria experiência com o batismo com o Espírito Santo (e com a descrição que ele deu dela) como também pela sua obra teológica e de vida.
Descargas
Citas
BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BINGEMER, Maria Clara. O mistério e o mundo: paixão por Deus em tempos de descrença. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.
BOYER, Orlando Spencer. Heróis da fé. 29. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
CHAMPLIN, Russell N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. São Paulo: Candeia, 1991. v. 4.
COZZER, Roney Ricardo. Enciclopédia teológica numa perspectiva transdisciplinar. São Paulo: Reflexão, 2020.
ELENA, Santiago del Cura. Mística cristiana: su enraizamiento neotestamentario en perspectiva ecumênica. In: VELASCO. Juan Martin. (Org.). La experiencia mística: estudio interdisciplinar. Madrid: Editorial Trotta, 2004. p. 129-166.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2007.
FINNEY, Charles Grandison. Teologia sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.
GILBERTO, Antonio (Ed.). Teologia sistemática pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
GONZÁLEZ, Justo. Dicionário ilustrado dos intérpretes da fé. São Paulo: Hagnos, 2008.
MELLONI, Javier. El no-lugar del encontro religioso. Madrid: Editorial Trotta, 2008.
SILVA JÚNIOR, Valdeci Gomes da. O pensamento pentecostal na história do protestantismo e na atualidade. Revista Iberoamericana de Teologia, Cidade do México, v. 13, n. 25, p. 37-73, jul./dez. 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=125258066002 Acesso em: 21 fev. 2023.
VELASCO, Juan Martín. El fenómeno místico. 2. ed. Madrid: Editorial Trotta, 2003.
VELASCO, Juan Martin. Experiência cristã de Deus. São Paulo: Paulinas, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Editora Universitária Champagnat
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.