Cidadania planetária: nova consciência da arte do bem viver
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a9n15p205-224Palabras clave:
Cidadania planetária. Vida. Água. Terra. Culturas.Resumen
Esta reflexão quer ser uma contribuição para a cidadania planetária e tem como objetivo chamar a atenção sobre o destino da humanidade, o que exige novos paradigmas na vivência do aqui e agora em conexão com a Terra, a água, as montanhas a biodiversidade, a criação como um todo. Podemos perguntar: tendo bagagens de percepções cosmológicas vastas e profundas, e sendo dotados dos saberes do DNA cósmico que historicamente vêm, em processos, construindo a realidade, sendo ainda membros de uma grande família que perpetua a sophia mundi, como conseguimos conduzir a aventura humana em tal nível de desconexão com a teia da vida no complexo da criação? Essa indagação faz parte de um momento de conscientização e de convocação para uma reconexão como o todo, para a sobrevivência humana. Estamos falando de algo que diz respeito a uma das maiores forças: o instinto de sobrevivência. Toda a criação mostra as consequências do desequilíbrio das ações humanas, provocando tragédias ambientais. Urge uma consciência planetária, como nova consciência do viver e conviver hoje.
Descargas
Citas
ANDRADE, Paulo F. C. (Org.). Fé e política: fundamentos. São Paulo: Ideias e Letras, 2004.
ALBUQUERQUE, Cristina de A. Uma trilha gestáltica no campo da ecologia profunda: do xamanismo à Ecopsicologia. 2008. Monografia (Especialização em Psicologia Clínica na perspectiva da Gestalt Terapia) – Instituto de Gestalt Terapia, Brasília, 2008.
BOFF, Leonardo. A voz do arco-íris. Brasília: Letraviva, 2000.
BOFF, Leonardo. Democracia ecológico-social. In: ANDRADE, Paulo F. C. (Org.). Fé e política: fundamentos. São Paulo: Ideias e Letras, 2004. p. 121-125.
CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FRANCISCO. Carta encíclica Fratelli tutti: sobre a fraternidade e a amizade social. A Santa Sé, 3 out. 2020. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20201003_enciclica-fratelli-tutti.html>. Acesso em: 18 out. 2021.
GUARANI M'BYÁ, Daniel I. Sobre palavras e parentes. Brasília, 2018.
LOVELOCK, James. A vingança de Gaia. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2006.
MAMANI, Fernando H. Vivir bien, bien vivir. La Paz: Coordinadora Andina de Organizaciones Indígenas, 2010.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento. São Paulo: Palas Athena, 1984.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
NASR, Seyeed H. O homem e a natureza. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.
TICUNA. Vida junto com a floresta. In: ORGANIZAÇÃO GERAL DOS PROFESSORES TICUNA BILÍNGUES. Ticuna: o livro das árvores. Benjamin Constant: Gráfica e Editora Brasil, 1997. p. 70.
RIBEIRO, Jorge P. Holismo, ecologia profunda e espiritualidade: uma configuração perfeita. São Paulo: Summus, 2009.
SAGAN, Carl. Pálido ponto azul. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SMUTS, Jan. Holism and evolution. Nova York: Highland, 1926.
TAGORE, Rabindranath. Gitanjali. Sumaré: Martin Claret, 2007.
WAHL, Daniel C. Design de culturas regenerativas. Rio de Janeiro: Bambual Editora, 2016.
WEIL, Pierre. A arte de viver em paz. São Paulo: Gente, 1993.
WEIL, Pierre. Uma introdução ao conceito de normose. In: WEIL, Pierre; LELOUP, Jean-Yves. Normose a patologia da normalidade. Campinas: Verus, 2003. p. 22-26.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.