As águas na América Latina interpelam os credos por justiça socioambiental
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a9n15p177-188Palabras clave:
Água. Ecologia. Justiça socioambiental. Religiões.Resumen
Nunca como em nossos tempos ouve-se falar dos graves impactos das mudanças climáticas sobre a vida da humanidade e de todo o planeta. Mudanças significativas nos ecossistemas ameaçam a rica diversidade de expressões da vida nos diferentes biomas. E a água é um dos elementos da natureza que mais sofre com tal situação. Este artigo mostra como na América Latina, e no Brasil, diversos fatores – como a poluição, o desmatamento, a mineração, a cultura do desperdício e a má gestão dos recursos hídricos, entre outros – acentuam de forma acelerada a dificuldade de acesso à agua boa para seres humanos e todos os seres da criação que dela necessitam para sobreviver. Isso implica na vivência das comunidades religiosas, afirmando a tese de que são as próprias águas que interpelam a consciência de fé para relações de justiça socioambiental. A pergunta a ser respondida é como as comunidades religiosas podem contribuir para superar as injustiças que os seres humanos comentem em relação às águas em todo o mundo, com foco no Brasil e na América Latina.
Descargas
Citas
ANTUNES, Celso. Geografia e participação: América e regiões polares. São Paulo: Scipione, 1991. v. 3.
COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. Bendita água. Goiânia: Terra, 2002.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Fraternidade e água. São Paulo: Salesianas, 2004.
FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Em 2017, o Brasil consumia 6,3 litros de água para cada R$ 1 gerado pela economia. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 8 maio 2020. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/27607-em-2017-o-brasil-consumia-6-3-litros-d-agua-para-cada-r-1-gerado-pela-economia>. Acesso em: 12 out. 2021.
MALVEZZI, Roberto. A questão da água na América Latina. Ecodebate, 13 set. 2005. Disponível em: < https://www.ecodebate.com.br/2005/09/17/a-questao-da-agua-na-america-latina-por-roberto-malvezzi-gogo/>. Acesso em: 21 jun. 2016.
MODELLI, Laís. Desmatamento na Amazônia na temporada 2020/2021 é o maior dos últimos dez anos. g1, 19 ago. 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/natureza/amazonia/noticia/2021/08/19/taxa-anual-de-desmatamento-na-amazonia-e-a-maior-do-ultimos-dez-anos-diz-imazon.ghtml>. Acesso em: 12 out. 2021.
MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS. A questão da água na América Latina. Movimento dos Atingidos por Barragens, 21 set. 2005. Disponível em: <https://mab.org.br/2005/09/21/quest-da-gua-na-am-rica-latina/>. Acesso em: 29 ago. 2019.
OPERSAN. As consequências do desmatamento. Opersan, 7 maio 2015. Disponível em: <http://info.opersan.com.br/as-consequencias-do-desmatamento>. Acesso em: 19 jul. 2019.
WOLFF, Elias et al. Água: dom de Deus, direito humano e bem comum – refletir, rezar e agir – uma afirmação ecumênica. São Leopoldo: CEBI, 2014.
WOLFF, Elias (Org.) Águas para a vida: apelo aos povos e seus credos. São Paulo: Recriar, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.