O sínodo para a Amazônia: entre conveniência pastoral e audácia socioecológica
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a8.n12.p35-45Resumen
O macro bioma Pan-Amazônia exige cooperação, solidariedade e justiça mundial. Essa é a causa proposta pela encíclica Laudato si’ e o sínodo para a Amazônia. Na avaliação desse sínodo, que se realizou entre os dias 6 e 27 de outubro de 2019 em Roma, dois documentos são particularmente importantes: o Documento final (DSA) com as conclusões da assembleia sinodal, e a exortação apostólica pós-sinodal Querida Amazônia (QA) do papa Francisco. Ambos os documentos precisam ser articulados entre si, embora o texto dos padres sinodais tenha somente um valor consultivo. A exortação Querida Amazônia, em seus três primeiros capítulos, mostra uma ressonância profética do sínodo, colocando a encíclica Laudato si’ no contexto da Amazônia. No entanto, decisões internas da Igreja católica que poderiam, na quarta parte do texto, fortalecer essa contextualização e sua bandeira ecológica e sociocultural, por meio de uma presença ministerial mais adequada, aguardam não só a luz verde do papa, mas sobretudo a reivindicação regional corajosa da voz do povo de Deus e dos pastores. A esperança não é a última que morre. Ela é, como nos diz Péguy, “a filha menor de Deus”, é “como um rio inesgotável” – como o rio-mar Amazonas.Descargas
Citas
ASSEMBLEIA ESPECIAL DO SÍNODO DOS BISPOS. Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Instrumentum laboris para a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazônica. Brasília: Edições CNBB, 2019.
BONDER, Nilton. A alma imoral. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Documento de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. São Paulo: Paulus, 2007.
FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas: 2015.
FRANCISCO. Constituição apostólica Episcopalis communio. Brasília: Edições CNBB, 2018.
FRANCISCO. Discurso do papa Francisco no final da assembleia sinodal. Santa Sé, 26 out. 2019. Disponível em: <http://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2019/october/documents/papa-francesco_20191026_chiusura-sinodo.html>. Acesso em: 20 abr. 2020.
FRANCISCO. Exortação apostólica Evangelii gaudium: ao episcopado, ao clero, às pessoas consagradas e aos fiéis leigos sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.
FRANCISCO. Exortação apostólica Gaudete et exsultate: sobre o chamado à santidade no mundo atual. São Paulo: Paulus, 2018.
FRANCISCO. Exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia: sobre o amor na família. São Paulo: Paulinas, 2016.
FRANCISCO. Querida Amazônia: exortação apostólica pós-sinodal ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade. São Paulo: Paulinas, 2020.
NOBRE, Carlos A.; NOBRE, Antônio D. O balanço de carbono da Amazônia brasileira. Estudos Avançados, São Paulo, v. 16, n. 45, p. 81-90, maio/ago. 2002. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9870/11442>. Acesso em: 21 abr. 2020.
PÉGUY, Charles. O pórtico do mistério da segunda virtude. In: ALMEIDA, Guilherme de (Org.). Poetas de França. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1958.
PÉGUY, Charles. Os portais do mistério da segunda virtude. Lisboa: Paulinas, 2014.
QUARTO ENCONTRO PASTORAL DA AMAZÔNIA. Linhas prioritárias da Pastoral da Amazônia. Santarém, 24-30.05.1972. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Desafio missionário: documentos da Igreja na Amazônia. Brasília: Edições CNBB, 2014. p. 9-28.
REDE ECLESIAL PAN-AMAZÔNICA. Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Documento preparatório para a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazônica. 2. ed. Brasília: Edições CNBB, 2018.
SANTA SÉ. Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Documento final da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazônica. Brasília: Edições CNBB, 2019.
SOUZA, Márcio. História da Amazônia: do período pré-colombiano aos desafios do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2019.
SUESS, Paulo. Dicionário da Laudato si’: sobriedade feliz. São Paulo: Paulus, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.