Amazônia em chamas: a tensão entre o cuidado e o desamor
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a8.n12.p8-19Palabras clave:
Espiritualidade da Unidade. Sínodo da Amazônia. Teologia Narrativa.Resumen
Este artigo tem por objetivo apresentar uma ação que tem como fundamento o carisma da unidade, e que, ao desenvolver suas atividades numa região precisa, como será apresentado – no coração da Amazônia brasileira, no município de Óbidos – dá a perceber a atualidade do carisma onde quer que o carisma chegue – quer seja numa metrópole, quer seja no coração de uma floresta. O texto deseja enfatizar a atualidade e a eficácia do carisma em comunidades na floresta, comunidades à beira de lagos, e à beira do grande rio, e os frutos que esse mesmo carisma gera ao tocante à evangelização, à irradiação espiritual e às necessidades na sociedade civil, porque é um serviço à população e, sobretudo, à população que precisa. Também quer mostrar as relações de afinidades do carisma da unidade com a tradição da Doutrina Social da Igreja que ganha seu ápice no Concílio Vaticano II. Esta tradição está na base da teologia e na espiritualidade do papa Francisco que ganha concretude em seu pontificado e em seus documentos e dialoga com a teologia da criação de John Wesley, revelando, assim, uma perspectiva ecumênica já presente nas respectivas tradições aqui representadas. Por fim, o conjunto deste artigo move-se no âmbito de uma teologia narrativa.
Descargas
Citas
ASSEMBLEIA ESPECIAL DO SÍNODO DOS BISPOS. Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Instrumentum laboris para a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazônica. Brasília: Edições CNBB, 2019.
CODA, Piero. A Igreja é o Evangelho: nas fontes da teologia do papa Francisco. Brasília: Edições CNBB, 2019.
COURTINE-DENAMY, Sylvie. Trois femmes dans de sombres temps: Edith Stein, Hannah Arendt, Simone Weil. Paris: Albin Michel, 2002.
DHAVAMONY, Mariasusai. Teología de las religiones: reflexión sistemática para una comprensión cristiana de las religions. Madrid: San Pablo, 1998.
FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas: 2015.
FRANCISCO. Exortação apostólica Evangelii gaudium: ao episcopado, ao clero, às pessoas consagradas e aos fiéis leigos sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2015.
FRANCISCO. Querida Amazônia: exortação apostólica pós-sinodal ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade. São Paulo: Paulinas, 2020.
FREITAS, Margarida. Uma portuguesa em Óbidos, a do Pará. Cidade Nova, Abrigada, ano 25, p. 16-18, nov. 2015.
GIBELLINI, Rosino. A teologia do século XX. São Paulo: Loyola, 1998.
KLAIBER, Walter; MARQUARDT, Manfred. Viver a graça de Deus: um compêndio de teologia metodista. São Bernardo do Campo: Editeo, 1999.
LUBICH, Chiara. Como um arco-íris: aspectos concretos da vida do Movimento dos Focolares. São Paulo: Cidade Nova, 2016.
LUBICH, Chiara. Economia de comunhão: história e profecia. São Paulo: Cidade Nova, 2004.
LUBICH, Chiara. Ideal e luz: pensamento, espiritualidade, mundo unido. São Paulo: Cidade Nova, 2003.
MONDIN, Battista. Os grandes teólogos do século XX: os teólogos protestantes e ortodoxos. São Paulo: Paulinas, 1980. v. 2.
MORÁN, Jesús. Fedeltà creativa: la sfida dell’attualizzazione di un carisma. Roma: Città Nuova, 2016.
SACANNONE, Juan Carlos. A teologia do povo: raízes teológicas do papa Francisco. São Paulo: Paulinas, 2019.
VIER, Frederico (Coord.). Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1979.
VOCE, Maria. Ponto de partida e ponto de chegada. Movimento dos Focolares, 1 out. 2019. Disponível em: <https://www.focolare.org/pt/news/2019/10/01/ponto-de-partida-e-ponto-de-chegada/>. Acesso em: 1 out. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.