O diálogo inter-religioso e a questão eco-humana: uma aproximação entre a Laudato si’ do papa Francisco e a proposta de Paul F. Knitter
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a7n11p150-160Palabras clave:
Diálogo inter-religioso. Ecologia integral. Laudato si’. Papa Francisco. Paul F. Knitter.Resumen
Na carta encíclica Laudato si’, do papa Francisco, todos que habitam essa casa comum fomos convidados a desenvolver uma nova e necessária solidariedade universal, para então, por meio de um diálogo frutífero, construirmos vias de reparação aos danos que nós seres humanos – de várias etnias, crenças e descrenças – causamos à criação de Deus. Francisco deixa a sua contribuição à luz da fé católica e abre um espaço de diálogo e encontro dos saberes inter-religiosos. O presente trabalho teve por objetivo destacar a importância do diálogo inter-religioso para a promoção de uma ecologia integral, que inclua a necessária busca por libertação ecológica e humana. Analisamos pormenorizadamente o chamado dialogal da Laudato si’, sua contribuição e seu apelo às religiões, em aproximação com algumas contribuições de Paul F. Knitter – autor do diálogo inter-religioso que abraça a questão ecológica de maneira essencial, como objetivo do encontro inter-religioso. Ficou constatada a possibilidade de articulação entre algumas propostas de Francisco e Paul F. Knitter, resultando em importante contribuição para o atual diálogo das religiões.
Descargas
Citas
BARROS, Marcelo. Convite para unir terra e céu. A encíclica Laudato si’ e a espiritualidade macroecumênica. Revista Eclesiástica Brasileira, Petrópolis, v. 76, n. 301, p. 171-183, jan./mar. 2016.
BOFF, Leonardo. A encíclica do Papa Francisco não é “verde”, é integral. In: MURAD, Afonso Tadeu.; TAVARES, Sinivaldo Silva. (Orgs.). Cuidar da casa comum: chaves de leitura teológicas e pastorais da Laudato si’. São Paulo: Paulinas, 2016.
CASALDÁLIGA, Pedro. O macroecumenismo e a proclamação do Deus da vida. In: TEIXEIRA, Faustino (Org.). O diálogo inter-religioso como afirmação da vida. São Paulo: Paulinas, 1997.
FERRARO, Benedito. Laudato si’ e a opção pelos pobres. In: MURAD, Afonso Tadeu; TAVARES, Sinivaldo Silva. (Orgs.). Cuidar da casa comum: chaves de leitura teológicas e pastorais da Laudato si’. São Paulo: Paulinas, 2016.
FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus; Loyola, 2015.
KNITTER, Paul F. One Earth many religions: multifaith dialogue and global responsability. Maryknoll: Orbis Books, 1995.
MOLINER, Albert. Pluralismo religioso e sofrimento eco-humano: a contribuição de Paul Knitter para o diálogo inter-religioso. São Paulo: Paulinas, 2011.
MURAD, Afonso T.; TAVARES, Sinivaldo S. (Orgs.). Cuidar da casa comum: chaves de leitura teológicas e pastorais da Laudato si’. São Paulo: Paulinas, 2016.
ROCKSTRÖM, Johan et al. A safe operating space for humanity. Nature, Londres, n. 461, p. 472-475, set. 2009.
RODRIGO, Michael. Buddhism and Christianity. Towards the human future. Logos, Colombo, n. 27, p. 19-29, 1988.
SCANNONE, Juan Carlos. La teología del pueblo: raíces teológicas del papa Francisco. Maliaño: Editorial Sal Terrae, 2017.
TEIXEIRA, Faustino (Org.). O diálogo inter-religioso como afirmação da vida. São Paulo: Paulinas, 1997.
TEIXEIRA, Faustino. O diálogo inter-religioso face ao desafio da responsabilidade global. Numen, Juiz de Fora, v. 2, n. 1, p. 154-170, jan./jun. 1999.
TEIXEIRA, Faustino Teologia do pluralismo religioso. São Bernardo do Campo: Nhanduti, 2012.
VIGIL, José Maria. Teologia do pluralismo religioso: para uma releitura pluralista do cristianismo. São Paulo: Paulus, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.