Igreja provisional e ecumenismo: possibilidades e desafios em Christian Duquoc
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a6n9p134-143Resumen
As principais igrejas cristãs de hoje reconhecem o problema da divisão e a urgência de promover e resgatar a unidade dos cristãos. Entendem que a unidade é o desejo de Cristo, conforme expresso na oração sacerdotal, “Que todos sejam um” (Jo 17,21), que é um dom de Deus e uma graça do Espírito Santo. O esforço ecumênico alcançou resultados significativos ao longo do último século, especialmente se se levar em conta a situação separação e hostilidade entre as igrejas cristãs no final do século XIX e início do século XX. Mesmo assim persistem obstáculos sérios no caminho da unidade fraterna entre as igrejas. O objetivo deste artigo é analisar a tese de Christian Duquoc em Creo en la Iglesia: precariedad institucional y Reino de Dios (2001) como contribuição ao diálogo ecumênico. A tese de Duquoc é que a Igreja deve se considerar como provisória a caminho do Reino de Deus que é o perfeito. O atributo de provisoriedade não diminui a natureza da Igreja, pelo contrário a engrandece, como comunidade de Cristo que espera e dá testemunho do Reino de Deus.
Descargas
Citas
BRAKEMEIER, Gottfried. Ecumenismo: repensando o significado e a abrangência de um termo. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 33, n. 90, p. 195-216, maio/ago. 2001. Disponível em: <http://faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/793/1224>. Acesso em: 2 mar. 2018.
DUQUOC, Christian. Creo en la Iglesia: Precariedad institucional y Reino de Dios. Maliaño: Sal Terrae, 2001.
JOÃO PAULO II. Carta encíclica Ut unum sint: sobre o empenho ecumênico. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2012.
WOLFF, Elias. A unidade da igreja: ensaio de eclesiologia ecumênica. São Paulo: Paulus, 2007.
WOLFF, Elias. Caminhos do ecumenismo no Brasil: história, teologia, pastoral. São Paulo: Paulinas, 2002.
WOLFF, Elias. Divisões na Igreja: desafios para o ecumenismo hoje. Theologica Xaveriana, Bogotá, v. 65, n. 180, p. 381-407, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/pdf/thxa/v65n180/v65n180a05.pdf>. Acesso em: 2 mar. 2018.
WOLFF, Elias. Possibilidades e limites de uma eclesiologia ecumênica: traços de um caminho. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 33-54, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/article/view/9201/6335>. Acesso em: 2 mar. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.