A palavra de Deus como sinal ecumênico da Igreja (nota ecclesiae) na ótica de Martim Lutero
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a6n9p110-133Resumen
O presente artigo apresenta o conceito de “palavra de Deus” em Lutero, tal qual Lutero o desenvolve em seu escrito Dos concílios e da Igreja, em 1539. Na parte inicial, são apresentados, a partir do escrito de Lutero, três pressupostos que se precisa levar em conta para entender o conceito luterano de “palavra de Deus”: a) a visão da Igreja, a partir dos credos ecumênicos, como comunhão dos santos; b) a reformulação reformatória da notae ecclesiae ecumênica da santidade, através de sua interpretação a partir da estrutura teológica do decálogo; c) a compreensão de notae ecclesiae em Lutero. Apresentados os pressupostos, apresenta-se as diversas dimensões da palavra de Deus enquanto notae ecclesiae em Lutero. Ao final, são traçadas reflexões em vista da comemoração do jubileu dos 500 anos da Reforma e em vista das contribuições de Lutero para o movimento ecumênico.
Descargas
Citas
ABRAHAM, Martin. Evangelium und Kirchengestalt. Erwägungen zum Reformatorisches Kirchenverständnis. (Tese de doutorado) Tübingen: J. C. B. Mohr, 2004.
BAYER, Oswald. Promissio. Geschichte der reformatorischen Wende in Luthers Theologie. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1989.
BONHOEFFER, Dietrich. Vida em Comunhão. 7. ed. rev. São Leopoldo: Sinodal, 2009.
BRAKEMEIER, Gottfried. Panorama da Dogmática Cristã. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2010.
DOUGLASS, Klaus. Die neue Reformation. 96 Thesen zur Zukunft der Kirche. Stuttgart: Kreuz, 2001.
FROST, Michael; HIRSCH, Alan. Die Zukunft gestalten. Innovation und Evangelisation in der Kirche des 21. Jahrhunderts. 2. ed. Glashütten: C & P Verlagsgesellschaft, 2009.
HÄRLE, Wilfried. Dogmatik. 2. ed. revis. Berlin; New York: Walter de Gruyter, 2000.
HERBST, Michael. Wachsende Kirche. Wie Gemeinde den Weg zu postmodernen Menschen finden kann. 2. ed. Giessen; Basel: Brunnen Verlag, 2010.
HERBST, Michael. Deine Gemeinde komme. Wachstum nach Gottes Verheissungen. Holzgerlingen: Hänssler Verlag, 2008.
JOEST, Wilfried. Dogmatik. Vol. 2. Der Weg Gottes MIT dem Menschen. 3. ed. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1993, p. 533s.
LIVRO DE CONCÓRDIA. 5.ed. – São Leopoldo: Sinodal; Canoas: Ulbra; Porto Alegre: Concórdia, 2006
LÜCK, Wolfgang. Die Zukunft der Kirche. Evangelische Gemeinden im 21. Jahrhundert. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 2006.
LUTERO, Martinho. Do Cativeiro Babilônico da Igreja. Cf. Cf. LUTERO, Martinho. Obras Selecionadas. Vol. 2. O programa da Reforma. Escritos de 1520. São Leopoldo; Porto Alegre: Sinodal; Concórdia, 1989, p. 341ss.
LUTERO, Martinho. Dos Concílios e da Igreja. In: LUTERO, Martinho. Obras Selecionadas. Vol. 3: Debates e Controvérsias I. Publicação coordenada pela Comissão Interluterana de Literatura. São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia, 1992, p. 300-432.
SCHWAMBACH, Claus. “Quo vadis ecclesiae?” – A eclesiologia de Lutero e sua contribuição para o desafio da edificação de comunidades na igreja luterana do Brasil. In: SCHWAMBACH, Claus; SPEHR, Christopher. Reforma e Igreja. Estudos sobre a eclesiologia da Reforma na história e na atualidade. São Bento do Sul: União Cristã & FLT, 2015, p. 76ss
WARREN, Robert. Vitale Gemeinde. Ein Handbuch für die Gemeinde entwicklung. Neukirchen-Vluyn: Aussaat; Neukirchener Verlagsgemeinschaft, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.