Também cantamos “louvado sejas, Senhor”: reflexões de um pastor evangélico a partir da encíclica Laudato si’, do papa Francisco

Autores/as

  • Claudio de Oliveira Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.7213/cd.a6n8p54-62

Palabras clave:

Laudato si’. Papa Francisco. Teologia ecumênica da criação.

Resumen

Análise, em perspectiva ecumênica, da encíclica Laudato si’, do papa Francisco, com destaque para os conteúdos que reforçam a dimensão social do documento, que aproxima as diferentes igrejas e religiões, assim como os setores científicos e movimentos ecológicos. A partir dos conteúdos da encíclica faz-se uma reflexão teológica ecumênica sobre os principais aspectos de uma teologia da criação. Esta compreensão teológica requer formas de espiritualidades compatíveis que indiquem aspectos práticos imprescindíveis para o futuro da humanidade e da Terra. Trata-se de uma abertura à sensibilidade com os outros e à cooperação e respeito à vida humana e à natureza, perceber o mundo natural, material e humano como fontes vivas de energia e de responder ao chamado à comunhão entre eles, em espiritualidade comunitária e ecológica, vital para a sobrevivência da biosfera.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOFF, Leonardo; HATHAWAY, Marc. O tao da libertação: explorando a ecologia da transformação. Petrópolis: Vozes, 2012.

FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas: 2015.

______. Exortação apostólica Evangelii gaudium: ao episcopado, ao clero, às pessoas consagradas e aos fiéis leigos sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2015.

MOLTMANN, Jürgen. Deus na criação: a doutrina ecológica da criação. Petrópolis: Vozes, 1993.

RIBEIRO, Claudio de Oliveira. Evangélicos e o papa: olhares de lideranças evangélicas sobre a encíclica Laudato si’, do papa Francisco. São Paulo: Reflexão, 2016.

Publicado

2018-12-13

Cómo citar

Ribeiro, C. de O. (2018). Também cantamos “louvado sejas, Senhor”: reflexões de um pastor evangélico a partir da encíclica Laudato si’, do papa Francisco. Caminhos De Diálogo, 6(8), 54–62. https://doi.org/10.7213/cd.a6n8p54-62