Liberdade religiosa e laicidade do Estado no debate e nas práticas da Pastoral da Juventude e da Rede Ecumênica da Juventude
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a5n7p57-62Palabras clave:
Liberdade religiosa. Estado laico. Pastoral da Juventude. Rede Ecumênica de Juventude.Resumen
O cenário político brasileiro apresenta um crescimento considerável de posicionamentos pautados em princípios religiosos. Ao passo que evidenciam a necessária contribuição das tradições religiosas no espaço público, também comportam o risco de fundamentalismos que desconsideram a liberdade religiosa e a laicidade do Estado como base legal para o mesmo. Sensíveis a este contexto e testemunhando a possibilidade da cooperação entre credos e espiritualidades diferenciadas em favor do Estado democrático e laico, a Pastoral da Juventude (PJ) e a Rede Ecumênica da Juventude (REJU) têm atuado nas esferas socioculturais, políticas e religiosas pautadas por princípios de superação das intolerâncias e defesa de direitos constitucionais. Por meio de um estudo de caso qualitativo apoiado em observações dos pesquisadores, notícias e posicionamentos públicos destas organizações, este trabalho visa apresentar a contribuição da PJ e da REJU em favor destes princípios de liberdade e laicidade. Protagonizadas por jovens efetivamente envolvidos nos mecanismos de participação e controle social, particularmente nas Políticas Públicas de Juventude (PPJs), estes dois grupos adotam um posicionamento sociopolítico pautado em uma espiritualidade encarnada, dialógica e inculturada que acena e contribui para a efetivação do direito à liberdade religiosa em conformidade com a laicidade do Estado.
Descargas
Citas
ABRAMO, Helena; MARTONI BRANCO, Pedro Paulo (Orgs.) Retratos da juventude brasileira. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005.
ABRAMOVAY, Miriam; ANDRADE, Eliane Ribeiro.; ESTEVES, Luiz Carlos. Juventudes: outros olhares sobre a diversidade. Brasília: MEC; UNESCO, 2007.
ANDRADE, Rodrigo de. Rede de atores pastorais e sua influência nas políticas públicas de juventude: constituição de uma comunidade epistêmica. Revista Juventude e Políticas Públicas, Brasília, v. 1, n. 1, dez. 2014. Disponível em: <http://revistasnj.ibict.br/ojs_snj/index.php/snj/article/view/RODRIGO%20DE%20ANDRADE>. Acesso em: 10 jun. 2017.
REDE ECUMÊNICA DA JUVENTUDE. Disponível em: <http://reju.org.br/>. Acesso em: 10 jun. 2015.
______. Estado laico: é a gente que faz! YouTube, 21 jan. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lZmJFep-ytA>. Acesso em: 29 maio 2017.
______. REJU: nossas identidades e territórios. YouTube, 4 jun. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_ifLy4uMK5I>. Acesso em: 10 jun. 2017.
SILVA, Joaquim Alberto Andrade; VIEIRA, Luiz Duarte; DA SILVA, Roberta Agustinho. Pastoral da Juventude: um jeito de ser e fazer. Somos Igreja jovem. São Paulo: FTD, 2012.
SOFIATI, Flávio Munhoz. Juventude católica: o novo discurso da teologia da libertação. São Carlos: EdUFSCar, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.