“Extra Ecclesiam nulla salus”: história e atualidade de um axioma
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a5n7p43-56Palabras clave:
Missão. Igreja. Padres da Igreja. Salvação. Dogma.Resumen
Este ensaio busca um significado do dogma “extra Ecclesiam nulla salus” (“fora da Igreja não há salvação”) para os dias de hoje. De sua interpretação exclusivista e eclesiocêntrica, que dominou a história da Igreja até o Concílio Vaticano II, é possível encontrar outro tipo de interpretação que atinge nas fontes patrísticas. Inicialmente dirigido aos apóstatas que rompiam com a comunhão na Igreja, o conteúdo deste enunciado foi estendido só aos poucos aos não cristãos como forma de condenação e de coerção proselitista. Ainda aparece na doutrina oficial apontando para a necessidade da mediação da Igreja para a salvação. Mas ao retomarmos seu sentido originário, podemos descobrir outra relevância, atual e profética.
Descargas
Citas
ANCHIETA, José de. Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1988.
BOSCH, David J. Transforming mission: paradigm shifts in theology of mission. Maryknoll; Nova York: Orbis Book, 1991.
BÜHLMANN, Walbert. A Igreja no limiar do terceiro milênio. São Paulo: Paulus, 1994.
CIPRIANO DE CARTAGO. A unidade da Igreja. Petrópolis: Vozes, 1973.
CONGAR, Yves. La mia parrocchia, vasto mondo. Veritá e dimensioni della salvezza. Roma: Paoline, 1963.
DENZINGER, Heinrich. Enchiridion symbolorum, definitionum et declarationum de rebus fidei et morum. São Paulo: Loyola, 2006.
DUPUIS, Jacques. Verso una teologia cristiana del pluralismo religioso. Brescia: Queriniana, 1998.
INÁCIO DE ANTIOQUIA. Cartas de Santo Inácio de Antioquia. Petrópolis: Vozes, 1978.
IRENEU DE LIÃO. Contra as heresias. Denúncia e refutação da falsa gnose. 2. ed. São Paulo: Paulus, 1995.
KÜNG, Hans. La chiesa. Brescia: Queriniana, 1969.
LATOUCHE, Serge. A ocidentalização do mundo. Ensaio sobre a significação, o alcance e os limites da uniformização planetária. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
ORÍGENES. Omelie su Giosué. Roma: Cittá Nuova, 1993.
______. Omelie sui salmi. Firenze: Nardini, 1971.
MUELENBERG, Leonardo. Cipriano: a única fonte e os muitos rios. Petrópolis: Vozes, 1994.
SANTO AGOSTINHO. A graça. São Paulo: Paulus, 1998. (v. 1).
SCHILLEBEECKX, Edward. Umanitá. La storia di Dio. Brescia: Queriniana, 1992.
SULLIVAN, Francis Aloysius. A. Salvation outside the Church? Tracing the history of the Catholic response. Nova York: Paulist Press, 1992.
VIERA, Antônio. Sermões. Erechim: Edelbra, 1998. (v. 5).
XAVIER, Francisco. Obras completas. São Paulo: Loyola, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.