A unidade na martyria: a dimensão testemunhal do empenho ecumênico nos discursos do papa Francisco
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a4n6p20-28Palabras clave:
Unidade cristã. Martyria. Igrejas. Papa Francisco. Diálogo.Resumen
Entre as opções e os gestos significativos do papa Francisco está a busca fraterna pelo diálogo e cooperação entre as diversas confissões cristãs, expressão da cultura do encontro que tem marcado seu pontificado. A aproximação das lideranças das igrejas e das comunidades de fé, seja por atos oficiais ou por circunstâncias diversas que oportunizam essa relação, explicita a convicção eclesial da importância e urgência do empenho ecumênico. Partindo dessa premissa, este artigo visa identificar e apresentar nos discursos de Francisco os elementos que fundamentam a busca pela unidade cristã, tendo como chave hermenêutica a dimensão testemunhal - martyria, expressa, sobretudo, a partir de três vias: o caminho espiritual; o compromisso com a paz, a justiça e a integridade da criação; e a solidariedade ativa e profética para com os pobres. Esse itinerário permite perceber os apelos e horizontes para a práxis das igrejas em vista de um testemunho comum e genuíno da fé cristã.
Descargas
Citas
BÍBLIA. Tradução Ecumênica da Bíblia. São Paulo: Paulinas, 1995.
BRIA, Ion Testemunho/Testemunha. In: LOSSKY, Nicholas et al. (Eds.). Dicionário do movimento ecumênico. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 1082-1084.
BRIGHENTI, Agenor. A pastoral dá o que pensar: a inteligência da prática transformadora da fé. São Paulo: Paulinas; Valência: Siquém, 2006.
FRANCISCO. A Sua Santidade Karekin II, Patriarca Supremo e Catholicos de todos os armênios. Rede Século XXI, 8 maio 2014a. Disponível em: <https://www.rs21.com.br/documentos-da-igreja/documentos-da-igreja-discursos/a-sua-santidade-karekin-ii-patriarca-supremo-e-catholicos-de-todos-os-armenios-8-de-maio-de-2014/>. Acesso em: 19 maio 2016.
______. Cerimônia com líderes religiosos para assinatura da declaração conjunta contra a escravidão. A Santa Sé, Roma, 2014b. Disponível em: <http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2014/december/documents/papa-francesco_20141202_dichiarazione-schiavitu.html>. Acesso em: 19 maio 2016.
______. Discurso do papa Francisco a uma delegação da Federação Luterana Mundial e da Comissão para a Unidade luterano-católica. A Santa Sé, 21 out. 2013a. Disponível em: <https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2013/october/documents/papa-francesco_20131021_delegazione-luterana.html>. Acesso em: 19 maio 2016.
______. Discurso do papa Francisco aos participantes na peregrinação dos luteranos provenientes da região alemã da Saxônia-Anhalt. A Santa Sé, 13 out. 2016b. Disponível em: <https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2016/october/documents/papa-francesco_20161013_pellegrinaggio-luterani.html>. Acesso em: 23 out. 2016.
______. Encontro com as autoridades e a população. Memória das vítimas das migrações. Visita apostólica do papa Francisco a Lesbos (Grécia). A Santa Sé, 16 abr. 2016a. Disponível em: <http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2016/april/documents/papa-francesco_20160416_lesvos-cittadinanza.html>. Acesso em: 19 maio 2016.
______. Encontro com líderes de outras religiões e outras denominações cristãs. A Santa Sé, 21 set. 2014c. Disponível em: <https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2014/september/documents/papa-francesco_20140921_albania-leaders-altre-religioni.html>. Acesso em: 19 maio 2016.
______. Encontro com os representantes das igrejas e comunidades eclesiais, e de outras religiões. A Santa Sé, 20 mar. 2013b. Disponível em: <http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2013/march/documents/papa-francesco_20130320_delegati-fraterni.html>. Acesso em: 19 mai. 2016.
______. Encontro ecumênico e inter-religioso. Viagem apostólica do papa Francisco ao Quênia, Uganda e República Centro-Africana. A Santa Sé, 26 nov. 2015a. Disponível em: <https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2015/november/documents/papa-francesco_20151126_kenya-incontro-interreligioso.html>. Acesso em: 19 maio 2016.
______. Encontro ecumênico e oração pela paz. Viagem apostólica do papa Francisco à Armênia. A Santa Sé, 25 jun. 2016c. Disponível em: <https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2016/june/documents/papa-francesco_20160625_armenia-incontro-ecumenico.html>. Acesso em: 23 out. 2016.
______. Visita ao templo valdense de Turim. Visita pastoral do papa Francisco a Turim. A Santa Sé, 22 jun. 2015b. Disponível em: <http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2015/june/documents/papa-francesco_20150622_torino-chiesa-valdese.html>. Acesso em: 19 maio 2016.
HIERONYMOS II; FRANCISCO; BARTOLOMEU I. Declaração conjunta de Sua Santidade Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico de Constantinopla, de Sua Beatitude Hieronymos, arcebispo de Atenas e de toda a Grécia, e do papa Francisco. Fraternitas Movimento, 16 abr. 2016. Disponível em: <https://fraternitasmovimento.blogspot.com/2016/04/declaracao-conjunta-de-sua-santidade.html>. Acesso em: 19 maio 2016.
JOÃO PAULO II. Carta encíclica Ut unum sint: sobre o empenho ecumênico. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2012.
SANTA ANA, Júlio H. de. Ecumenismo e libertação: reflexões sobre a relação entre a unidade cristã e o Reino de Deus. Petrópolis: Vozes, 1987.
STRANSKY, Tom. Testemunho comum. In: LOSSKY, Nicholas et al. (Eds.). Dicionário do movimento ecumênico. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 1084-1086.
TEIXEIRA, Faustino; DIAS, Zwinglio M. Ecumenismo e diálogo inter-religioso: a arte do possível. Aparecida: Santuário, 2008.
VIER, Frederico (Coord.). Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. Petrópolis: Vozes, 1968.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.