Formar para e na sinodalidade: provocações a partir das fases diocesana e continental para o sínodo 2021-2024
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a11n18p62-75Keywords:
Sinodalidade, Formação, Laicato, Ministros ordenados, IgrejaAbstract
O amplo processo de escuta proposto como caminho de construir para a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos com o tema da sinodalidade, possibilita o corpo eclesial refletir a sua própria identidade como Igreja, e evidencia, por meio das sínteses nos diversos níveis, a urgência de processos formativos pessoais, comunitários e institucionais que fomentem a identidade sinodal da Igreja. O presente artigo se propõe a discutir esta urgência formativa indicando as dimensões da escuta, do diálogo e do discernimento como primordiais no caminho de uma Igreja sinodal. A formação específica dos agentes eclesiais, ministros ordenados e cristãos leigos, é indicada como componente essencial no caminho de se formar para e na sinodalidade.
Downloads
References
BRIGHENTI, Agenor. Perfil dos padres novos no Brasil. Interpelações dos resultados de uma pesquisa-de-campo. Seminarios, Madrid, v. 67, n. 230, p. 123-134, 2022. Disponível em https://seminariosdigital.es/index.php/RevistaSeminarios/article/view/1045/1180. Acesso em: 15 maio 2023.
CIPOLLINI, Pedro. Sinodalidade: tarefa de todos. São Paulo: Paulus, 2021.
CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Constituição dogmática Lumen gentium: sobre a Igreja. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2005.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Batismo: fonte de todas as vocações. Texto-base do ano vocacional 2003. Brasília, 2002.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Síntese do Brasil para a etapa continental do sínodo 2021-2024. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, 5 mar. 2023. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/wp-content/uploads/2023/03/Sintese-do-Brasil-para-a-Etapa-Continental-Cone-Sul.pdf. Acesso em: 5 abr. 2023.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Documento de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe.São Paulo: Paulus, 2007. São Paulo: Paulinas, 2007.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Para uma Igreja sinodal em saída para as periferias. Brasília: Edições CNBB, 2022.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão. Resumo da fase continental do sínodo na América Latina e Caribe. Bogotá, 2023. Disponível em: https://celam.org/wp-content/uploads/2023/04/Sintesis-Fase-Continental-del-Sinodo-en-ALC_PT.pdf. Acesso em: 12 abr. 2023.
CZERNY, Michael. Uma Igreja que caminha junto. Sinodalidade na era do papa Francisco. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 54, n. 1, p. 67-88, jan./abr. 2022. Disponível em: https://faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/5009/4828. Acesso em: 17 maio 2023.
FRANCISCO. Carta encíclica Fratelli tutti sobre a fraternidade e a amizade social. Brasília: Edições CNBB, 2020.
FRANCISCO. Comemoração do cinquentenário da instituição do Sínodo dos Bispos. Santa Sé, 17 out. 2015. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2015/october/documents/papa-francesco_20151017_50-anniversario-sinodo.html. Acesso em: 1 abr. 2023.
FRANCISCO. Discurso do papa Francisco na abertura da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Santa Sé, 3 out. 2018a. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2018/october/documents/papa-francesco_20181003_apertura-sinodo.html. Acesso em: 10 abr. 2023.
FRANCISCO. Exortação apostólica Gaudete et exsultate sobre o chamado à santidade no mundo atual. São Paulo: Paulus, 2018b.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
SANTOS. Jesus. Presbíteros sinodais: comunhão, participação e missão. Aparecida: Santuário, 2022.
SECRETARIA GERAL DO SÍNODO DOS BISPOS. Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão. Documento de trabalho para a etapa continental. Vaticano, 2022. Disponível em: https://www.synod.va/content/dam/synod/common/phases/continental-stage/dcs/Documento-Tappa-Continentale-POR.pdf. Acesso em: 9 abr. 2023.
SECRETARIA GERAL DO SÍNODO DOS BISPOS. Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão. Vademecum para o sínodo sobre a sinodalidade. Vaticano, 2021. Disponível em: https://www.synod.va/en/documents/vademecum.html. Acesso em: 9 abr. 2023.
SIGISMONDI, Gualtiero. Discernimento pastorale: esercizio alto di sinodalità. In: ARQUIDIOCESE DE MILÃO. La sinodalità nella Chiesa. Milão: Centro Ambrosiano, 2018. p. 95-110.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.