A sinodalidade do papa Francisco: um estudo à luz da sinodalidade de Lucas em Atos 15,1-35
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a11n18p10-26Keywords:
Evangelização, Sínodo, Cristianismo, Eclesiologia, BíbliaAbstract
O papa Francisco, desde o início do seu pontificado em 2013, tem optado pelo caminho da sinodalidade. Ao completar dez anos de papa, Francisco convocou a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos em Roma. O tema Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão é inspirado na Bíblia e na tradição da Igreja. Para compreender a importância da retomada dessa estratégia de trabalho eclesial, o presente artigo tem como ponto de partida At 15,1-35, que trata da primeira assembleia cristã realizada em Jerusalém. Após discernimentos em conjunto com as igrejas envolvidas, foram traçados novos caminhos para a evangelização. Essa forma de decidir em conjunto foi usada em diversos momentos da Igreja, retomada pelo Concílio Vaticano II (1962-1965) e, atualmente, pelo papa. A metodologia utilizada nesta pesquisa é bibliográfica, por meio da análise literária de textos bíblicos e de autores que pesquisam sobre a eclesiologia atual. Os resultados desses estudos apontam para o fato de que, na visão do papa, é urgente promover o exercício da sinodalidade, a fim de que a evangelização responda aos grandes desafios de hoje, em meio aos dramas humanos locais e regionais que atravessam fronteiras.
Downloads
References
ABDÍAS, David. Breve história dos concílios ecumênicos. Petrópolis: Vozes, 2019.
ALBERIGO, Giuseppe. História dos concílios ecumênicos. São Paulo: Paulus, 1997.
AQUINO JÚNIOR, Francisco de. Sinodalidade como “dimensão constitutiva da Igreja”: retomando e aprofundando a eclesiologia conciliar. Revista Eclesiástica Brasileira, Petrópolis, v. 82, n. 321, p. 8-23, maio/ago. 2022. Disponível em: https://revistaeclesiasticabrasileira.itf.edu.br/reb/article/view/3933. Acesso em: 28 abr. 2023.
BARROS, Paulo César. Colegialidade episcopal no Vaticano II: o concílio convida-nos a resgatar um dado fundamental da tradição eclesial. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 37, n. 102, p. 199-224, maio/ ago. 2005. Disponível em: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/392/746. Acesso em: 28 abr. 2023.
BELLITTO, Christopher. História dos 21 concílios da Igreja: de Niceia ao Vaticano II. São Paulo: Loyola, 2010.
BERLEJUNG, Angelika; FREVEL, Christian. Dicionário de termos teológicos fundamentais do Antigo e do Novo Testamento. São Paulo: Paulus; Loyola, 2011.
BÍBLIA de Jerusalém. Ed. rev. e ampl. São Paulo: Paulus, 2002.
CARVALHO NETO, Joviniano Soares de. O Sínodo da Amazonas – um acontecimento definidor. Cadernos do CEAS, Salvador, v. 45, n. 249, p. 33-62, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ucsal.br/index.php/cadernosdoceas/article/view/620/484. Acesso em: 26 mar. 2023.
COMBLIN, José. Atos dos Apóstolos: comentário bíblico latinoamericano. Novo Testamento. São Paulo: Fonte Editorial; Aparecida: Santuário, 2013.
COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL. A sinodalidade na vida e na missão da Igreja. Vaticano, 2018.
DICIONÁRIO de conceitos fundamentais de Teologia. São Paulo: Paulus, 1993.
DICIONÁRIO enciclopédico da Bíblia. São Paulo: Loyola, 2013.
FABRIS, Rinaldo. Atos dos Apóstolos. São Paulo: Loyola, 1991.
FERREIRA, Antonio Luiz Catelan. A sinodalidade eclesial no magistério do papa Francisco. Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, v. 22, n. 59, p. 390-404, maio/ago. 2018. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/34480/34480.PDF. Acesso em: 9 jun. 2023.
FRANCISCO. Carta encíclica Fratelli tutti: sobre a fraternidade e a amizade social. São Paulo: Paulinas, 2020.
FRANCISCO. Comemoração do cinquentenário da instituição do Sínodo dos Bispos. Santa Sé, 17 out. 2015. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2015/october/documents/papa-francesco_20151017_50-anniversario-sinodo.html. Acesso em: 10 fev. 2023.
FRANCISCO. Exortação apostólica Evangelii gaudium: sobre a alegria do Evangelho. São Paulo: Paulinas, 2013.
INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS. Cardeal Muller vê paralelos entre o nazismo e o caminho sinodal alemão. Instituto Humanitas Unisinos, 7 fev. 2020. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/596136-cardeal-mueller-ve-paralelos-entre-o-nazismo-e-o-caminho-sinodal-alemao. Acesso em: 28 abr. 2023.
LACOSTE, Jean-Yves. Dicionário crítico de Teologia. São Paulo: Loyola; Paulinas, 2014.
MODINO, Padre. Teólogo Luciani: sinodalidade, um desafio que implicará uma mudança de mentalidade. Vatican News, 23 mar. 2023. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2023-03/teolgo-luciani-sinodalidade-desafio-implicara-mudanca.html. Acesso em: 28 abr. 2023.
PARANHOS, Washington da Silva; PONTE, Moisés Nonato Quintela. Sinodalidade como “estilo”. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 54, n. 1, p. 11–19, jan./ abr. 2022. Disponível em: https://faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/5061/4840. Acesso em: 28 abr. 2023.
PASSOS, João Décio. Sinodalidade: concretização atualizada do Vaticano II. Caminhos, Goiânia, v. 20, n. 3, p. 579-588, set./dez. 2022. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/12670. Acesso em: 28 abr. 2023.
SILVANO, Zuleica Aparecida. Carta aos Gálatas: “até que Cristo ser forme em nós” (Gl 4,19). São Paulo: Paulinas, 2021.
SOUZA, Ney de; DIAS, Tiago Cosmo da Silva. Por uma reforma do papado: história, apelos e caminhos à luz do pontificado do papa Francisco. Revista de Cultura Teológica, São Paulo, ano 29, n. 98, p. 103-118, jan./abr. 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/view/52195/pdf. Acesso em: 26 mar. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.