Missionários capuchinhos no Paraná: da pregação antiprotestante à mudança de paradigmas
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a4n6p50-55Keywords:
Capuchinhos. Missões. Pentecostalismo.Abstract
O início do século XX foi marcado pela intensa evangelização das recém-povoadas regiões do interior do Paraná. Neste mesmo contexto, há o desenvolvimento das maiores denominações pentecostais no país. A partir da década de 1940, as Santas Missões Populares dos Freis Capuchinhos possuíam como característica impedir o avanço evangélico na região, empreendendo cruzadas antiprotestantes junto ao povo. Os mesmos encontraram um discurso anticatólico nas maiores correntes do ramo protestante pentecostal, em especial a Assembleia de Deus e a paranaense Congregação Cristã no Brasil. Somente com o Concílio Vaticano II (1962-1965), e seus desdobramentos a partir de 1968, que houve uma mudança de entendimento missionário e elaboração de um novo itinerário.
Downloads
References
BETTENCOURT, Estevão T. Crenças, religiões, igrejas, seitas: quem são? Santo André: Mensageiro de Santo Antônio, 2012.
BOSCH, David J. Missão transformadora: mudanças de paradigmas na teologia da missão. São Leopoldo: Sinodal, 2002.
CRISCULO, Vincenzo. Os capuchinhos. Fontes documentárias e narrativas do primeiro século (1525-1619). Brasília: Conferência dos Capuchinhos do Brasil, 2007.
DATAFOLHA. Perfil e opinião dos evangélicos no Brasil. Datafolha, 7-8 dez. 2016. Disponível em: <http://media.folha.uol.com.br/datafolha/2016/12/28/da39a3ee5e6b4b0d3255bfef95601890afd80709.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2016.
DESTÉFANI, Dionysio. Presença dos capuchinhos nos estados do Paraná e Santa Catarina. Curitiba: Cúria Provincial, 1998.
GÓMEZ, Juan U. El pentecostalismo em Latinoamérica: identidad y perspectiva ecuménica. Teologia em Questão, Taubaté, ano 7, n. 14, p. 89-90, jan./jul. 2008.
MULLER, Gerhard L. Dogmática católica: teoria e prática da teologia. Petrópolis: Vozes, 2010.
PASSOS, João D. Pentecostais: origens e começo. In: ______. Temas do ensino religioso. São Paulo: Paulinas, 2005. p. 13-118.
QUARESMA FILHO, Hermínio. Presença e ação dos capuchinhos no Paraná. 1987. Dissertação (Mestrado em História da Igreja) – Faculdade de História e Bens Culturais da Igreja, Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, 1983.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.