A dimensão ecumênica e inter-religiosa da Pastoral Escolar na escola católica: fundamentos teológicos e horizontes para a ação
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a4n6p6-19Keywords:
Educação. Pastoral escolar. Ecumenismo. Diálogo inter-religioso.Abstract
O pluralismo atual interpela a educação como possibilidade privilegiada para atitudes de diálogo e cooperação entre culturas e credos. De identidade cultural e eclesial, a escola católica (EC) desempenha sua função social a partir dos princípios cristãos que a orientam, assumidos em relação ao carisma religioso específico. Como espaço de evangelização que tem na comunidade educativa uma interlocutora imediata, e frente à conjuntura plural que a constitui, a dimensão ecumênica e inter-religiosa adquire especial relevância, cabendo à Pastoral Escolar (PE) a tarefa de sua articulação sistemática. Analisa-se aqui a identidade e missão da PE nestas perspectivas, a partir de pesquisa bibliográfica nas orientações da Igreja em ponte com teologia ecumênica e das religiões. Resulta a constatação de que a dimensão ecumênica e inter-religiosa é constitutiva da EC, pois sua missão se associa à missão da Igreja, por natureza, dialógica. O dado antropológico, ético e espiritual fundamenta uma autêntica pedagogia da comunhão e de serviço evangélico a serem assumidos pela PE. Conclui-se que, fiel à sua eclesialidade, a EC encontra no diálogo ecumênico e inter-religioso um meio de integrar a pluralidade e promover uma cultura do diálogo, de modo que se estabelece entre eles uma relação de exigência mútua.
Downloads
References
BENNÀSSAR, Bartomeu. Ética civil e moral cristã em diálogo. Uma nova cultura moral para sobreviver humanamente. São Paulo: Paulinas, 2002.
BRIGHENTI, Agenor. Reconstruindo a esperança. Como planejar a ação da Igreja e tempos de mudança. São Paulo: Paulus, 2000.
CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Decreto Unitatis redintegratio: sobre o ecumenismo. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2005.
______. Gaudium et spes: constituição pastoral do Concílio Vaticano II sobre a Igreja no mundo de hoje. 17 ed. São Paulo: Paulinas, 2013.
CONDINI, Martinho. Fundamentos para uma educação libertadora. Dom Hélder e Paulo Freire. São Paulo: Paulus, 2014.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019. São Paulo: Paulinas, 2015.
______. Guia ecumênico. São Paulo: Paulus, 2003.
CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. A escola católica no limiar do terceiro milênio. A Santa Sé, 28 dez. 1997. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_27041998_school2000_po.html>. Acesso em: 24 fev. 2015.
______. Dimensão religiosa da educação na escola católica. Orientações para a reflexão e a revisão. A Santa Sé, 7 abr. 1988. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_19880407_catholic-school_po.html>. Acesso em: 24 abr. 2015.
______. Educar al diálogo intercultural en la escuela católica. Vivir juntos para una civilización del amor. A Santa Sé, 28 out. 2013. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_20131028_dialogo-interculturale_sp.html>. Acesso em: 24 fev. 2015.
______. Educar hoje e amanhã. Uma paixão que se renova. Instrumentum laboris. A Santa Sé, 2014. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_20140407_educare-oggi-e-domani_po.html>. Acesso em Acesso em: 24 abr. 2015.
______. A escola católica. A Santa Sé, 19 mar. 1977. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_19770319_catholic-school_po.html>. Acesso em: 11 maio 2015.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Conclusões de Medellín. São Paulo: Paulinas, 1987.
______. Documento de Aparecida. Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe. Brasília: CNBB; São Paulo: Paulinas; Paulus, 2008.
FAVERO, Deusa Rodrigues; VESGERAU, Alecy Luciana. Concepção de ensino religioso. In: ALVES, Luis Alberto Sousa; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (Orgs.). Educação religiosa: construção da identidade do ensino religioso e da Pastoral Escolar. Curitiba: Champagnat, 2002. p. 113-132.
FRANCISCO. Exortação apostólica Evangelli gaudium. São Paulo: Paulinas, 2013.
GREFFÉ, Claude. De Babel a Pentecostes: ensaios de teologia inter-religiosa. São Paulo: Paulus, 2013.
IMODA, Franco. Psicologia e mistério. O desenvolvimento humano. São Paulo: Paulinas, 1996.
JOÃO PAULO II. Carta encíclica Ut unum sint. São Paulo: Paulinas, 1995.
KÜNG, Hans. Projeto de ética mundial: uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana. São Paulo: Paulinas, 1993.
PAULO VI. Exortação apostólica Evangelii nuntiandi. 6. ed. São Paulo: Paulinas, 1978.
PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A PROMOÇÃO DA UNIDADE DOS CRISTÃOS. Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo. São Paulo: Paulinas, 2010.
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Pastoral Escolar: conquista de uma identidade. Petrópolis: Vozes, 2003.
PASSOS, Mauro; ITABORAHY, Luiz Carlos. A sagrada missão de educar: rastreando as conclusões de Medellín. In: FIGUEIRA, Eulálio; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (Orgs.). Teologia e Educação: educar para a caridade e a solidariedade. São Paulo: Paulinas, 2012. p. 87-106.
SOARES, Afonso Maria Ligorio. Educação e pluralidade religiosa. In: FIGUEIRA, Eulálio; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (Orgs.). Teologia e Educação: educar para a caridade e a solidariedade. São Paulo: Paulinas, 2012. p. 230-255.
STEIN, Gesuína Burin. A educação nos documentos da Igreja católica apostólica romana. Brasília: Universa, 2001.
SINNER, Rudolf von. Confiança e convivência: reflexões éticas e ecumênicas. São Leopoldo: Sinodal, 2007.
TEIXEIRA, Faustino. Diálogo Inter-religioso e educação para a alteridade. In: SCARTELLI, Cleide; STRECK, Danilo; FOLLMANN, José Ivo (Orgs.). Religião, cultura e educação. São Leopoldo: Unisinos, 2006. p. 29-40.
VIER, Frederico (Coord.). Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. Petrópolis: Vozes, 1968.
XAVIER, Donizete. A educação como missão da Igreja no magistério eclesial. In: FIGUEIRA, Eulálio; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (Orgs.). Teologia e Educação: educar para a caridade e a solidariedade. São Paulo: Paulinas, 2012. p. 195-229.
WOLFF, Elias. A unidade da Igreja: ensaio de eclesiologia ecumênica. São Paulo: Paulus, 2007.
______. Vaticano II: 50 anos de ecumenismo na Igreja católica. São Paulo: Paulus, 2014.
______. Unitatis redintegratio, Dignitates humanae, Nostra aetate. Textos e comentários. São Paulo: Paulinas, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.